Robôs e humanos disputam o “Lámen Perfeito”
Para mostrar que cada um cozinha o lámen do seu jeito, a Dentsu Brasil assina campanha inovadora para a Nissin Lámen, promovendo uma batalha Homem X Máquina
Não há dúvidas que o Nissin Lámen, famoso miojo da Nissin, é o alimento mais versátil do mundo. Prova disso são as receitas bem originais criadas pelos brasileiros ao longo dos mais de 50 anos de presença da marca no país. Enquanto que em todo o mundo, o “lámen perfeito” tem um modo de preparo seguido à risca, no Brasil, o prato é preparado da forma que a pessoa quiser. Para decidir de uma vez por todas qual a melhor forma de cozinhar o lámen, a Dentsu Brasil criou uma campanha protagonizado por um representante fiel das boas regras orientais: um robô.
A campanha começa com teaser questionando se um robô pode cozinhar melhor do que um humano. E segue com filme que promove a disputa entre humanos e um robô programado especialmente para cozinhar o lámen do modo perfeito.
A gravação ocorreu no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e contou com a participação de 10 homens e mulheres como desafiantes do robô. Cada pessoa fez o prato do seu jeito: quebrando o produto, colocando a quantidade de água de sua preferência, utilizando mais que os três minutos recomendáveis, salpicando com o realçador de sabor, entre outras formas. Em seguida, foi realizado um teste cego com outras pessoas.
Filipe Cuvero, VP de Criação da Dentsu Brasil, explica o pioneirismo em utilizar tecnologia pura em uma campanha publicitária. “Construímos o primeiro robô programado para cozinhar o ‘lámen perfeito’. Todo o processo de programação levou um mês e meio e foi muito divertido. Ao final, a máquina reproduzia de forma fiel todo o passo a passo do preparo do lámen, conforme a embalagem do produto orienta”, explica.
Pela primeira vez, a Nissin colocou à prova seu modo de preparo. “A campanha destaca uma importante característica do público brasileiro, que é a sua capacidade de criar e reinventar tudo o que diz respeito à culinária e gastronomia”, afirma Yosuke Kawai, diretor de marketing da Nissin Foods do Brasil.
De acordo com Kojiro Tanoue, diretor de Innovation & Communication Design da Dentsu Brasil, “Inovação não está necessariamente na tecnologia, mas também, na forma de contar a história. Isso é o que buscamos com o communication design, um jeito de pensar campanha que trouxemos do Japão.”