Caverna do Dragão
Renault

RENAULT APRESENTA O RETORNO DE “CAVERNA DO DRAGÃO” EM NOVA CAMPANHA

Ação de comunicação conta com o conceito “Deixe o Impossível Para Trás” para o lançamento no Brasil do Kwid Outsider, a nova versão do SUV dos compactos

Uma das séries de animação mais amadas pelos brasileiros ao longo das últimas três décadas, “Caverna do Dragão” acostumou uma geração inteira a acompanhar pela TV as aventuras diárias dos jovens Hank, Sheila, Diana, Bobby, Eric e Presto pelos encantos e perigos de um reino de fantasia, enquanto tentam descobrir um modo de retornarem para casa. Em nenhum outro lugar do mundo, a série fez tanto sucesso quanto no Brasil, país em que “Caverna do Dragão” permaneceu no ar por muito tempo, conquistando até mesmo filhos e sobrinhos dos fãs originais.

E é por estar em constante conexão com os brasileiros desde 1998, quando inaugurou sua fábrica no Brasil, que a Renault decidiu presentear os fãs de “Caverna do Dragão” com um live-action digno de Hollywood. Em campanha criada pela DPZ&T para o lançamento do Renault Kwid Outsider, a superprodução irá ao ar no dia 23 de maio. A ação de comunicação apresenta o conceito “Deixe o Impossível Para Trás”, que traça um paralelo com as aventuras de “Caverna do Dragão”.

“Lançamos a versão Outsider para celebrar o sucesso do SUV dos compactos, que dá ao consumidor mais uma opção em design, segurança, conectividade e economia de combustível. E com base no próprio nome do carro, pensamos em contextualizar o Kwid Outsider nesta campanha da melhor maneira possível dentro do universo da cultura pop. No caso de ‘Caverna do Dragão’, temos uma série que se tornou um fenômeno no país, mas que nenhuma outra marca explorou seu potencial na publicidade brasileira. A Renault é a primeira. ”, afirma Federico Goyret, diretor de marketing da Renault do Brasil.

Depois que imagens da produção foram vazadas na internet, a Renault e a DPZ&T uniram forças numa parceria inédita com o Omelete. Como consequência, a estratégia seguiu com o portal, revelando que a Renault estava por trás do retorno da série animada, divulgando trailers e cartazes que poderiam muito bem fazer parte da estratégia de lançamento de um filme bastante aguardando da indústria do cinema americano.

Filmado na Argentina, perto da fronteira com Bolívia e Chile, o live-action produzido pela Saigon e dirigido por Vellas preservou todos os códigos do desenho, mas com o cuidado de não infantilizar a produção, já que a animação original foi realizada em 2D. O Senhor dos Anéis, O Hobbit e Game of Thrones foram fontes de inspiração para trazer um aspecto contemporâneo à campanha, desde a seleção do casting e do acting dos personagens até a confecção dos figurinos e o trabalho de pós-produção para a composição do dragão Tiamati, da Uni e do temido Vingador.

Na dublagem, destaque para o retorno do ator Orlando Drummond fazendo novamente a voz do vilão da saga, o Vingador. 

“Esta é uma campanha com um forte componente emocional, pois mexe com a memória afetiva do brasileiro. Estamos resgatando uma série que as pessoas amam e transformando a animação em personagens de carne e osso. E o Kwid Outsider será protagonista dessa aventura. Inspirados na indústria do entretenimento, a campanha conta com uma estratégia de um grande lançamento de cinema, incluindo buzz com conteúdo dos bastidores, pôsteres, teasers, trailers e, claro, a grande estreia.”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.
 

Ficha Técnica
Marcelo Bergonzoni
PLANEJAMENTO
Maria Troiano
BI
Reinaldo Faria
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Carmen Prado
BI
Marcos Moura
PRODUTOR GRÁFICO
Michele Almeida
PROJETOS
Fabio Abreu
FINALIZAÇÃO
Gabriela Mangieri
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Leandro Dolfini - Social & Digital
CRIAÇÃO
Karina Vadasz - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Sonia Santos
ART BUYER
Bruno Matjas
BI
Marcelo Reginato - Produtora
DIRETOR DE ARTE
Jin Park - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Durval Brum
PRODUTOR GRÁFICO
Luís Vilaverde - Digitais
DIRETOR DO FILME
Vellas
DIREÇÃO
Alexandre Knebel
PLANEJAMENTO
Marcos Yamamura
PROJETOS
Bleach Filmes - Sergio Pasqualino (Cor)
Equipe Salado - Argentina
PRODUÇÃO
Danilo Dualiby - Social & Digital
SUPERVISOR DE CRIAÇÃO
Marcelo Reis
TRATAMENTO DE IMAGEM
Laura Dante
ATENDIMENTO
Leandro Dolfini
CRIAÇÃO
Quiet City Music+Sound
PRODUTORA DE SOM
Virgini Fares
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Paula Alimonda
RTVC
Flavio Lanfredi
ASS. DIREÇÃO
Fernando Saú - Social & Digital
CRIAÇÃO
Saigon
PRODUTORA DE FILME
Equipe Quiet City - Sound design e finalização
PRODUÇÃO
Marcos Thuki
MOTION
Fernando Varella
PROJETOS
Marcos Moura
ART BUYER
Patrícia Alves
MÍDIA
Fernando Cipriano - VivaSix
Giovanna Moretto
FIGURINISTA
Natália Cardoso
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Wanderson Rosa - VivaSix
Camila Silva
MÍDIA
Fernando Saú
CRIAÇÃO
Tais Sanches - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Cesar Bonfim
TRATAMENTO DE IMAGEM
Daniela Maldonado
ATENDIMENTO
Livia Kinoshita
APROVAÇÃO
Xanna D'aguiar - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Bruna Lelis
ATENDIMENTO
Ducha Lopes
RTVC
Gustavo Moraes
MÍDIA
Bruna Sá
ATENDIMENTO
César Nery
MÍDIA
Paulo Ilha
MÍDIA
Danilo Dualiby - Social & Digital
CRIAÇÃO
Luiz Albertho - VivaSix
Platinum Fmd - Ilustração 3D e hiper-realista
TRATAMENTO DE IMAGEM
Rodrigo Moraes
ATENDIMENTO
Rafael Urenha
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO
Marina Blum
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Carlos Schleder
DIREÇÃO EXECUTIVA DE CRIAÇÃO
Gabriela Silva
ATENDIMENTO
Chris Jordão
PRODUTOR MUSICAL
Elisa Salgado
APROVAÇÃO
Marcelo Altschuler
PRODUTOR EXECUTIVO
Rami D' Aguiar
MONTADOR
Natália Herrera
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Fabio Losso
ATENDIMENTO
Thais Souza - VivaSix
Juliana Moreira - Social & Digital
CRIAÇÃO
Paulo Miranda (digitais)
MONTADOR
Daniel Jotta
ATENDIMENTO
Gabriel Jorge Rosa - Social & Digital
CRIAÇÃO
Fernando Diniz
PLANEJAMENTO
Pedro Dimitrow
FOTOGRAFIA
Fernanda Gomes - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Darren Solomon
PRODUTOR MUSICAL
Fabio Mozeli
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Felipe Proença
MÍDIA
Carol Pessini
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Nathalia Furlan
APROVAÇÃO
Natasha Albuquerque
ATENDIMENTO
Nash Production - Cirilo Bonazi - Produtora
PÓS PRODUÇÃO
Guilherme Lucas
MÍDIA
Ana Paula Ananias
RTVC
Marcelo Azevedo
BI
Alfredo Cardin
PLANEJAMENTO
Heitor Mendes
RTVC
Pierre Kerchove
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Federico Goyret
APROVAÇÃO
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