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Marketing de Conteúdo: construção civil
Blog Amigo Construtor conquista profissionais da construção
28/09/2018

A DreamONE provou que é possível fazer marketing criativo e original com todo e qualquer produto. Com um trabalho estruturado de marketing de conteúdo e ações integradas, conquistamos para a fabricante de cimento InterCement, empresa detentora das marcas Cauê, Zebu, Cimpor e Goiás, o expressivo número de 244* mil seguidores no Facebook.

O número coloca a InterCement à frente de todas as concorrentes no mundo digital. Mas o maior destaque fica para o público que a marca atinge: profissionais da construção, como pedreiros e mestres de obra. Esse era um profissional ainda pouco visado nas redes sociais e carente de conteúdo.

Marketing de conteúdo para pedreiros

O grande desafio para a agência era como tornar o produto cimento atrativo para os usuários, de forma a gerar um relacionamento real entre a marca e os consumidores.

Assim, nós optamos por criar um conteúdo inspirado no dia a dia dos profissionais de construção, no que eles fazem, gostam e buscam, gerando, assim, maior proximidade.

Assim nasceu o Amigo Construtor, um blog no qual os cadastrados têm acesso a vídeos e textos de dicas relacionados às suas profissões. Nele, os construtores também podem divulgar seus contatos profissionais e fazer cursos on-line.

Profissionais da construção estão no Facebook

No Facebook, além de divulgar esse conteúdo, a página do Amigo Construtor se tornou um espaço para valorização do profissional. Na fase de pesquisa do projeto, a equipe de social media constatou que, no ramo da construção civil, o marketing digital era mais voltado para engenheiros e arquitetos, e não para o pedreiro. 

Quando nós começamos a falar com esse público, ele se sentiu valorizado. Os pedreiros interagem muito, enviam fotos, opinam, pedem dicas de educação e até emprego.

A estratégia de comunicação inclui a figura de uma mascote, que deu corpo à persona do Amigo Construtor – o Tião, um pedreiro que conversa com os demais construtores que acompanham a página, fortalecendo o relacionamento e humanizando a marca.

Nesses canais, a empresa também se relaciona com os colaboradores das revendas de materiais de construção e com os profissionais de obra como um todo (engenheiros, mestres de obra, eletricistas etc.). Procuramos atender ao universo da construção, considerando toda a cadeia.

Resultados

O resultado desse trabalho foi a enorme interação do público com as marcas e o aumento expressivo do mailing da empresa para futuras ações.

Por ser um público carente de conteúdo, ao nos comunicarmos com o construtor, nos estabelecemos como referência no setor, o que atrai novas oportunidades de negócio.

As publicações chegam a ter 97 mil* reações em um mês e uma média mensal de 5 mil* compartilhamentos. A média de comentários é de 1,5 mil*, alcançando picos de 10 mil*. E nenhum deles fica sem resposta. Atualmente, a página tem um potencial alcance de 2 milhões* de pessoas por mês, com crescimento constante.

*Números de setembro de 2018.

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