Caminho Seguro LABET
LABET Exames Toxicológicos | LABET

São Paulo é o Estado brasileiro com o maior número de motoristas profissionais de caminhões, ônibus e vans: mais de 5 milhões. Uma classe que enfrenta várias dificuldades: a falta de reconhecimento, as péssimas condições das estradas e os aumentos no preço do combustível. E uma classe que se mostra cada vez mais desacreditada dos políticos e suas medidas.

O ponto máximo desta insatisfação aconteceu em julho de 2016. A queda da liminar, que fez passar a valer a chamada “Lei do Caminhoneiro”, significava que toda a classe seria obrigada a realizar o exame toxicológico para tirar ou renovar suas CNHs no Estado de São Paulo. Um exame que detecta, através de fios do cabelo, se o motorista utilizou drogas ilícitas nos últimos 90 dias.

Mesmo com os desafios, sabíamos que era o momento de iniciar um diálogo com esses profissionais e torná-los clientes da LABET - a maior especialista em exames toxicológicos do Brasil, cujo exame custava R$ 295. Nosso objetivo era aumentar em cinco vezes o total de vendas no Estado nos três meses após a queda da liminar e atingir um ROI acima de 80 no período.

A partir daí, desenvolvemos uma estratégia de mídia baseada em um insight: as buscas por “exame do cabelo” iriam aumentar. E estávamos certos: no mesmo mês, as pesquisas pelo termo atingiram seu pico. Com uma visão focada na eficiência do investimento e em performance, aproveitamos esse boom utilizando duas ferramentas. Para Google Search, trabalhamos com diversos grupos semânticos e criamos anúncios de textos com abordagens específicas. Enquanto isso, nossos displays dinâmicos conversavam com o público em todas as etapas do funil. Sempre levando em conta a forte presença da categoria no universo mobile.

Mas, para que tudo isso impactasse de forma efetiva os motoristas, era necessário um conceito que nos diferenciasse da concorrência. E mais ainda, que transformasse essa visão negativa - relacionada a mais uma lei - em algo positivo. Nascia o Caminho Seguro LABET. Um movimento criado para conscientizar motoristas e toda a sociedade sobre a importância do exame. E colocar a LABET lado a lado com os verdadeiros heróis dessa iniciativa: os motoristas.

Nesse percurso, atingimos 61% mais do que a meta em vendas, e diminuímos o esforço por venda – de 15 usuários para cada conversão para apenas 6 usuários. O ROI médio desse trimestre foi de 107, variação positiva de 133% sobre o ROI médio do trimestre anterior (46). O faturamento foi mais de 100 vezes o valor investido em mídia.

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