The Real Machado
Faculdade Zumbi dos Palmares

No mês do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, a Grey, junto da Faculdade Zumbi dos Palmares, lançou o movimento Machado de Assis Real, que apresentou uma imagem de Machado de Assis muito mais fiel à realidade, recriada com base em dados históricos e fotografias antigas, respeitando seus traços, sua origem e o tom da sua pele.

O objetivo do movimento, que contou com importantes vozes da comunidade negra, era fazer a primeira errata para reparar a injustiça racial na literatura do país, garantir que as próximas gerações conhecessem a verdadeira história de Machado de Assis e inspirar jovens artistas negros do Brasil inteiro a se expressarem para superarem o preconceito racial.

O pontapé inicial do movimento aconteceu no próprio dia 23/04 na Faculdade Zumbi dos Palmares, onde leitores puderam levar os livros de Machado de Assis que têm em casa para serem atualizados gratuitamente com a foto certa do escritor. Para dar escala ao movimento, adesivos trazendo a imagem de Machado recriada foram encartados em livros na bilblioteca da Faculdade Zumbi dos Palmares, em bibliotecas públicas, livrarias, sebos e centro culturais de todo o Brasil, encorajando leitores a atualizar seus livros e postar nas redes sociais com a hashtag #machadodeassisreal. O projeto contou também com o site http://machadodeassisreal.com.br/, onde o público podia baixar a imagem de Machado recriada, imprimir e atualizar seus livros remotamente. Também foi possível participar de um abaixo-assinado online, solicitando que editoras e livrarias deixem de imprimir, publicar e comercializar livros em que o escritor aparece embranquecido e substituam a imagem preconceituosa pela foto certa de Machado de Assis.

Até o final do mês, o movimento entregará a foto de Machado de Assis corrigida e emoldurada à Academia Brasileira de Letras, instituição fundada e presidida pelo escritor mas que, até hoje, exibe em suas paredes, fotos do escritor embranquecido.

O movimento Machado de Assis Real é o primeiro fruto da fértil parceria entre a Faculdade Zumbi dos Palmares e a agência Grey Brasil, que começou em 2018, quando a escola passou a ser a provedora da maioria dos profissionais em início de carreira para vagas de estágio na agência. Todos os alunos da Unipalmares que atuam na Grey, em diversas áreas, têm participação ativa no desenvolvimento da campanha.

Ficha Técnica
Fernanda Gesteira
APROVAÇÃO
Ricardo Barros
DIRETOR DE MÍDIA
Felipe Bartorilla
MONTAGEM
Mayra Sales - Estagiária
MÍDIA
Bruno Brux
ECD
Per Pedersen - Creative Chairman
Fernanda Pancini
DIRETOR DE CONTEÚDO
Enisete Macedo
APROVAÇÃO
Izabel Soares
RTV
Klesley Alves - Estagiário
MÍDIA
Picma Post
PÓS PRODUÇÃO
Robinson Silva
PRODUTOR GRÁFICO
Marcela Borges - CFO
Rodrigo Tortima
ECD
Lemonade (Diego Bizzon)
PRODUTORA DE FILME
Rodrigo Giammarino
PRODUTOR GRÁFICO
Marcelo Bruzzesi
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Paulo Os Vilarinho - Gerente
BI
Yuri Paternostro
ASS. ATENDIMENTO
Marcia Esteves
CEO
Lucas Paivas - Estagiário
CONTEÚDO
José Vicente
APROVAÇÃO
Rafael Gonzaga
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Adriano Matos
CCO
Carlos Sperançolo
MONTAGEM
Erica Nakamura - Diretor
BI
Gatso Creativity & Development
PRODUÇÃO DIGITAL
Julia Mota
REDATOR
Alex André - Estagiário
PLANEJAMENTO
Gustavo Zordan
DIRETOR DE ARTE
Giulia Prudente - Assistente
BI
Laila Sena - Coordenadora
CONTEÚDO
Satélite Áudio
PRODUTORA DE SOM
Carolina Guimarães
GERENTE DE CONTEÚDO
Nathália Beividas
DIRETOR DE PROJETOS
Vanessa Holanda - Estagiária
MÍDIA
Fábio Tachibana - VP
MÍDIA
Rodrigo Jatene
CCO
Renata Ruas
RTV
Raquel Messias - VP
ESTRATÉGIA
Elise Passamani
VP DE OPERAÇÕES
Maria Pirajá
VP DE ATENDIMENTO
Mayara Nunes
GERENTE DE ATENDIMENTO
PixelLove (Eduardo Menezes)
PÓS PRODUÇÃO
Diego Medvedocky - Latam
CCO
MAIS DA MESMA CAMPANHA
MAIS DE GREY