A primeira brasileira a fazer gol em mundiais
Fiat

Fiat resgata a história da primeira brasileira a fazer gols em Mundiais

Filme lançado no intervalo do jogo da Seleção feminina do Brasil contra a Argentina nesta quinta (29) reescreve a história do futebol feminino ao reconstituir o gol nunca gravado de Elane Santos

Com uma história de mais de quatro décadas no país, a Fiat reafirma a sua ligação e incentivo ao Brasil como particionadora das Seleções Brasileiras de Futebol. Para ajudar a reescrever a história do futebol feminino, a montadora em uma parceria entre o CRIE (hub de Conteúdo e Criação Digital da Fiat Chrysler) e a agência Leo Burnet TM criou um filme sobre um gol histórico que nunca teve o reconhecimento merecido. Marcado por Elane dos Santos, o lance ocorrido em 1991 no primeiro Mundial de Futebol Feminino, na China, consagrou a ex-capitã como a primeira brasileira a marcar gols em mundiais. Sem registro até agora, a jogada foi reconstituída em um vídeo de 60´´ veiculado nesta quinta-feira (29) na partida do Brasil contra a Argentina pelo Torneio Internacional Feminino. O vídeo estreou no telão do Pacaembu, durante o intervalo da disputa. No Instagram e Facebook, a jornalista @Alê Xavier do Canal @Desimpedidos e as jogadoras @Formiga, @Debinha e @Cristiane, compartilharão conteúdos em seus perfis nas mídias sociais para engajar os seguidores em prol do futebol feminino. Um vídeo estendido de dois minutos será compartilhado nos canais oficiais da Fiat para contar mais detalhes desta narrativa. 
“A Fiat é a mais brasileira das montadoras e nada mais natural do que reforçar a nossa ligação com o Brasil nesta parceria de quatro anos com o patrocínio as Seleções brasileiras de futebol. Para fortalecer a estratégia integrada que vem sendo criada e será apresentada em diversas ações até 2022, recriamos este gol para prestar a devida homenagem a essa importante atleta do futebol feminino”, disse Frederico Battaglia, Diretor de Brand Marketing Communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.

Caso alguém procure na internet a primeira pessoa que fez um gol pela seleção, as imagens que surgem não são a da sua autora. Nas páginas de pesquisa, a figura da zagueira Elane do Santos não aparece. Para valorizar a figura de Elane e de outras tantas jogadoras que não são lembradas pelo grande público, o filme “Primeira Brasileira a fazer gol em Mundiais” por meio de depoimentos e a reconstituição do gol feito contra a Seleção do Japão ajuda a vencer o resultado que foi imposto pela história. Confira aqui a versão de dois minutos assinada pela agência Leo Burnett TM: https://www.youtube.com/watch?v=Q1JZFSTkl4s&feature=youtu.be

“Essa peça é a primeira de uma plataforma. Aproveitando que a Fiat é agora um dos patrocinadores oficiais da Seleção, queremos colocar luz sobre a história e as glórias do futebol feminino nacional, muitas vezes negligenciadas, pouco reconhecidas ou até mesmo esquecidas. Essa é a chance de corrigirmos isso. Mais do que uma peça com conteúdo, essa é uma peça com propósito”, disse Wilson Mateos, Vice-presidente de Criação da Leo Burnett.

A estratégia de comunicação pensada pelo CRIE (hub de Conteúdo e Criação Digital da Fiat Chrysler) contempla conteúdos personalizados para o Instagram, Facebook e Youtube. Conhecida pelas suas coberturas de eventos esportivos para o canal Desimpedidos, a jornalista Alê Xavier compartilhará com os seus seguidores todos os lances antes, depois e após o jogo. Para convocar ainda mais gente para a campanha, as jogadoras da Seleção, Debinha, Formiga e Cristiane, publicarão conteúdos em seus perfis oficiais para ajudar a amplificar e reescrever esta história.

Patrocínio da Seleção

A parceria tem duração de quatro anos e abrange todas as Seleções de futebol do Brasil: de base, olímpicas e principais, masculinas e femininas. O vínculo cobre competições internacionais, como a Copa do Mundo Feminina (França), Copa América Brasil em 2019, Copa América de 2020, Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020, e a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
 

Conheça mais das ações da Fiat através dos canais:

Facebook: https://www.facebook.com/fiatbr
Instagram: https://www.instagram.com/fiatbr/
Twitter: https://twitter.com/FiatBR
Youtube: https://www.youtube.com/user/fiat

Ficha Técnica
Marco Gerez
FINALIZAÇÃO
Gabriel Braga (Porqueeu Filmes)
ATENDIMENTO
Jota Marin
DIRETOR DE ARTE
Nathan Simeão
ATENDIMENTO
Denis Gustavo
DIRETOR DE INTEGRAÇÃO
Marcos Vitoriano (Porqueeu Filmes)
PRODUTOR
Fabio Brito
ATENDIMENTO
Guido Michaelis
REDATOR
Gustavo Zilles
PLANEJAMENTO
Renata Mora
PLANEJAMENTO
Marcelo Reis
CCO
Beto Macedo
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Vitor Borragine
ATENDIMENTO
Marcos Silva
PÓS PRODUÇÃO
Wilson Mateos - VP/ECD
Andreza Aguiar - Diretora de Conteúdo
Tiago Berbare - SFX
Bruna Ciccarello (Porqueeu Filmes)
PRODUTOR
Marco Oliveira (CORE Grading)
PÓS PRODUÇÃO
Guilherme Anchieta
PLANEJAMENTO
Karol Alberti
ATENDIMENTO
Tiago Berbare
PÓS PRODUÇÃO
Fabio Favero
CONTEÚDO
Patrícia Cosmo
RTV
TILT REC
PRODUTORA DE FILME
Arthur Mendes
APROVAÇÃO
Vinicius Colé
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Bruno Tozzini
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Tiago Lara
PLANEJAMENTO
Marco Gerez - Produção de Trilha
CRIAÇÃO
Gabriel Braga (Porqueeu Filmes)
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Frederico Battaglia
APROVAÇÃO
Sttenio Costa
DIRETOR DE ARTE
Wagner Ximenes
CONTEÚDO
Nathalia Aguiar
APROVAÇÃO
Caique Dantas
DIRETOR DE ARTE
TILT REC
PRODUTORA DE SOM
Pedro Utzeri
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO
Tiago Reis
PLANEJAMENTO
Vivi Acatauassu
ASS. DIREÇÃO
Gabriela Araujo
CONTEÚDO
Tomas Correa
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Alex Villena
REDATOR
Vinicius Azeredo
PLANEJAMENTO
Barbara Bono
APROVAÇÃO
Juliana Rocha
FOTOGRAFIA
Beto Macedo
DIRETOR
Maria Fernanda Moura - Integrada
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Nayara Keullen
CONTEÚDO
MAIS DA MESMA CAMPANHA
MAIS DE Fiat
MAIS DE LEO BURNETT TAILOR MADE