Camisa Camuflada
Esporte Clube Bahia

Leo Burnett cria camisa camuflada para o Bahia

Ação chama a atenção para brigas e violência entre torcidas

O Brasil tem, hoje, as estatísticas mais graves do mundo em termos de mortes de torcedores provenientes de brigas entre torcidas. Nem mesmo as resoluções que estabeleceram torcida única em jogos clássicos nos Estados de São Paulo, Alagoas e Bahia, fizeram os números diminuírem. Pelo contrário, brigas, pancadarias, tiros e mortes continuam acontecendo nos arredores dos estádios, nas estações de trem e metrô, no caminho da partida e até mesmo nas ruas sem ser dia de jogo. Nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2018 foram registrados 144 eventos violentos. O que mostra que a segurança do torcedor está bem longe da nossa realidade.


Pensando nisso, a Leo Burnett Tailor Made desenvolveu, em parceria com a empresa de tecnologia húngara Ejtech, a “Camisa Camuflada” para o Esporte Clube Bahia que, a partir da tecnologia Chromosonic, possibilita que a camisa seja ora do time do Bahia ora com design neutro, evitando assim ser alvo de violência. Em menos de um minuto a camisa promove a transformações que pode ser ativada por um botão ou via GPS programado.

“Quando a gente contava, as pessoas achavam que íamos fazer com computação gráfica, mas a camisa de fato muda de cor, o escudo aparece. Não é uma mera ilusão de ótica, mas uma tecnologia fantástica.”, conta Lênin Franco, gerente de negócios do Bahia.
A camisa pela paz no futebol foi lançada pelo Bahia na sexta-feira, 26, com um vídeo em seus canais digitais. Em parceria com o Museu do Futebol, a camisa foi exposta no domingo, 28, no museu que promoveu ainda a transmissão do primeiro jogo do Bahia pelo Campeonato Brasileiro, a vitória contra o Corinthians, na arquibancada localizada na sala Jogo de Corpo. “Um time só é grande quando possui grandes adversários. A rivalidade faz parte do esporte, mas deve estar no lugar certo: no campo. Junto com o Bahia e todos os outros clubes, levantamos a bandeira pela paz entre as torcidas!” afirma Eric Klug, Diretor Executivo do Museu do Futebol.
No dia anterior ao jogo, o Corinthians também reafirmou seu compromisso pela paz no futebol ao repostar o vídeo de lançamento da camisa parabenizando o Bahia pela iniciativa e reforçando o desejo de que todos os torcedores possam vestir as camisas de seus clubes e torcer em paz.


“Para um problema dessa natureza, que transforma torcedores em vítimas fatais, uma campanha tradicional seria pouco. Por isso, criamos essa camisa tecnológica como forma de chamar atenção, mas por um outro ângulo. Queremos que ela seja a catalizadora de uma discussão mais ampla que é o absurdo que vem acontecendo no nosso futebol. A camisa se propõe a ser um ícone de uma situação limite”, explica Wilson Mateos, VP de Criação da Leo Burnett Tailor Made. A camisa ficará exposta na loja oficial do Bahia.
 

Ficha Técnica
Amanda Alves
ATENDIMENTO
Gabriela Castello
ASS. DIREÇÃO
Jacqueline Almeida - 1
FINALIZAÇÃO
Santa Transmedia - 1
PRODUTORA
Pedro Alk - 1 Diretor
ANIMAÇÃO
Marionaldo Junior
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Pedro Alk - 1
DIRETOR DE ARTE
Esteban De La Torre - Tecnologia
PRODUTOR
ABX2 Produções - 2
PRODUTORA
Fabio Brito
ATENDIMENTO
Renata Munaretto - 1
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Gabriela Brandes - 1
PÓS PRODUÇÃO
Pedro Utzeri
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Tiago Lara
PLANEJAMENTO
Paulo Vasilescu
LOCUTOR
Lucas Brasileiro - 1
MONTAGEM
Gabriel Lepesteur
CRIAÇÃO
Daniel Gonçalves
ART BUYER
Nelson Barros
APROVAÇÃO
Lênin Franco
APROVAÇÃO
Ale Catan
FOTOGRAFIA
Thiago Strelow
CRIAÇÃO
Andresa Costa
COORDENADOR DE PROJETOS
Marcelo Reis
CCO
Eric Fernando
CRIAÇÃO
Luana Duller Ferretti
ATENDIMENTO
Sivo Greven - 1
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Camila Aquino
RTV
André Chaves - 1
DIRETOR DE ARTE
Judit Eszter Kárpáti - Tecnologia
PRODUTOR
Vinicius Meyer - 1
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Amanda Costeski
RTV
Andrea Ferreira
ATENDIMENTO
Karolina Cassares
ATENDIMENTO
Lemonade Films - 3
PRODUTORA
Diego Biazzon
DIREÇÃO DE CENA
Ricardo Mantovanini - 1
DIREÇÃO DE CENA
Wilson Mateos
ECD
Diogo Alves - 1
COLOR GRADING
Equipe LOUD
PRODUTOR MUSICAL
Pedro Utzeri
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO
André Chaves - 1 Diretor
ANIMAÇÃO
Elisa Mello - 1
ATENDIMENTO
Equipe LOUD
FINALIZAÇÃO
EJTECH - Produtora
TECNOLOGIA
Jorge Alvez Cavalcanti
PRODUTOR
Maria Fernanda Moura - Produção
DIRETOR DE INTEGRAÇÃO
Tatiana Ornellas - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Guilherme Bellintani
APROVAÇÃO
Raphael Rodriguez
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Laura Rocha - 1
ATENDIMENTO
LOUD
PRODUTORA DE SOM
Carolina Bernardes
DIRETOR DE ARTE
Daniel Gabbay - Diretor
ANIMAÇÃO
Cristiano Godoy
ART BUYER
Luisa Miranda - 1
ATENDIMENTO
Rodrigo Terra
ATENDIMENTO
Vinicius Stanzione
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Daniel De Santi - 1
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
MAIS DA MESMA CAMPANHA
MAIS DE LEO BURNETT TAILOR MADE