Tribos
Fiat

Fiat se inspira em “todas” as tribos para lançar o Argo Trekking

Campanha da Leo Burnett Tailor Made aborda o significado de agrupamento humano para mostrar por que a “nova cara” do Fiat Argo Trekking não é por acaso

Criado na Roma Antiga, o termo tribo (do latim tribus) significa um tipo de agrupamento humano unido por línguas, costumes, instituições e tradições em comum. Séculos depois, a expressão também serve para designar grupos com interesses mútuos. Atenta às novas tribos urbanas, a Fiat lança uma versão especial de sua linha Argo. Pensado para quem quer conquistar as ruas, o Fiat Argo Trekking mescla a tecnologia com os hábitos de quem vive na cidade para unir grafiteiros, nadadores, corredores, jogadores de rugby e motoristas em uma mesma direção.

“No primeiro semestre de 2019, a Fiat cresceu 23% e o Fiat Argo é um dos carros mais vendidos do país. Dentro deste cenário, que unimos carros com uma pegada aventureira, que fazem bonito dentro e fora da cidade, lançamos o Fiat Argo Trekking. Inspirados pelo seu visual mais agressivo, veicularemos uma campanha com inspiração tribal para comunicar tudo o que significa este novo automóvel”, diz Frederico Battaglia, diretor de brand marketing communication da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina.

Concebido pela agência Leo Burnett Tailor Made, o filme “Tribo” combina o conceito de unidade dos povos indígenas e a identidade coletiva contemporânea. Em trechos que combinam cenas da população nativa dos campos e grupos de jovens das grandes cidades, a peça mostra que a criação de um carro que serve para diversas tribos (e terrenos) não foi feita por acaso. Para simbolizar esta conexão, foi elaborada uma logomarca especial. Nomeada de “Trekking”, a combinação inspirada no universo das tatuagens significa: transcender, explorar e criar.

Além do convite para se aventurar, a peça também comunica as funcionalidades do lançamento como a maior altura do solo da categoria, as barras transversais, a central multimídia de sete polegadas, as rodas de liga leve com pneus de uso misto e o teto bicolor.

“É o resgate do prazer do desbravamento. Um sentimento que está expressado nos povos antigos, em suas pinturas, nos seus rituais. O Argo Trekking é um carro todo desenhado e caracterizado para trazer essa emoção a quem dirige”, explica Tomás Correa, Diretor de Criação da Leo Burnett Tailor Made.  

Com filmes em 30´´, a campanha estreia nesta quarta-feira (15) na televisão fechada. A estratégia de comunicação da Leo Burnett também contempla desdobramentos no digital como postagens nas mídias sociais da marca, criação de pequenos vídeos para os Stories do Instagram, veiculação de mídia programática com segmentação de públicos e Masthead no YouTube. Além de um projeto especial em parceria com o Spotify, com a criação de uma playlist baseada na resposta dos usuários em relação ao conceito às tribos, a estratégia também contempla ativações a partir desta sexta-feira (17) no festival multiplataforma InhotimMeca.

Ficha Técnica
Victor Ponce
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Nash
PÓS PRODUÇÃO
Rami D'aguiar
MONTAGEM
Virgini Fares
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Bruna Salomão
ATENDIMENTO
William Maxwelli
MONTADOR
Fernanda Gomes - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Tomás Correa
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Gabriela Mangieri
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Andressa Rodrigues
PLANEJAMENTO
Guido Michaelis
SOCIAL MEDIA
Wagner Ximenes
SOCIAL MEDIA
Jin Park - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Giovanna Rodrigues
ATENDIMENTO
Quiet City Music+Sound
PRODUTORA DE SOM
Gustavo Zilles
PLANEJAMENTO
Filipe Medici
REDATOR
Natália Cardoso
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Karina Vadasz
ATENDIMENTO
Cecília Elia
ATENDIMENTO
Moira E Luis
DIREÇÃO
Saigon
PRODUTORA DE FILME
Carol Avena
SOCIAL MEDIA
Carol Pessini
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Jota Marin
SOCIAL MEDIA
Henrique Assis
ATENDIMENTO
Natalia Herrera
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Natalia Soares
CRIAÇÃO DIGITAL
Vitor Borragine
ATENDIMENTO
Brenda Mayra
ART BUYER
Jackeline Neuwirt
RTV
Tiago Lara
PLANEJAMENTO
Ana Pepino
APROVAÇÃO
Daniel Gonçalves
ART BUYER
Leonardo Ricciardi
PROJETO DIGITAL
Rachel Lucchesi
CRIAÇÃO DIGITAL
Ruan Millers
SOCIAL MEDIA
Agustin Claramunt
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Marcelo Reis
CCO
Vellas
DIRETOR
Fabio Brito
ATENDIMENTO
Ana Ceolin
ATENDIMENTO
Andrea Hirata
MÍDIA
Malu Antônio
APROVAÇÃO
Marina Blum
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Mariana Medeiros
MÍDIA
Paula Ricarte
MÍDIA
Ana Brant
APROVAÇÃO
Frederico Battaglia
APROVAÇÃO
Jéssica Saravalli
ATENDIMENTO
Vitor Perazza
MÍDIA
Luis Rombino
CRIAÇÃO DIGITAL
Beatriz Lindner
MÍDIA
João Lovise
SOCIAL MEDIA
Tais Sanches - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Andreza Aguiar
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO DIGITAL
Fábio Abreu
FINALIZAÇÃO
Clan Vfx
PÓS PRODUÇÃO
Chris Jordão - Produção de Trilha
CRIAÇÃO
Xanna D’aguiar
ATENDIMENTO
Natalia Herrera
FINALIZAÇÃO
Wilson Mateos
ECD
Denis Gustavo
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO DIGITAL
Maria Fernanda Moura - Integrada
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Bruno Tozzini
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO DIGITAL
Marcelo Iwakiri
MÍDIA
Pedro Utzeri
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO
Marcelo Altschuler
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Daniela Franco
MÍDIA
Bleach Filmes - Colorista
Equipe Quiet City
FINALIZAÇÃO
Pedro Rais
PROJETO DIGITAL
Marcelo Reis
REDATOR
Luisa Prado
ATENDIMENTO
Fernando Lyra
DIRETOR DE ARTE
Karol Alberti
ATENDIMENTO
Vinícius Azeredo
PLANEJAMENTO
Carla Caramante
MÍDIA
Natalia Soares
SOCIAL MEDIA
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