Eu Uso, Eu Cuido
Mercedes-Benz do Brasil | Institucional - Ônibus

Com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a queima de ônibus no país, que além de atrasos e baixa no volume das frotas, provoca inúmeras vítimas, a Mercedes-Benz do Brasil iniciou em 2015 o movimento “Eu uso, eu cuido”, criado pela Moma.

Com a volta do crescimento no número de ônibus queimados - 312 só até setembro de 2017 versus 262 em 2016 (segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU) –, anunciante e agência apostam numa segunda fase da iniciativa, que narra histórias de pessoas que sofreram traumas físicos e psicológicos por estarem presentes nessas situações.

A primeira é a do motorista Jefferson Alves da Silva, que se feriu após ter seu ônibus incendiado no bairro de São Miguel Paulista, em São Paulo, há cinco anos. Ele salvou a vida de uma passageira com deficiência física que não conseguia sair do coletivo.

O filme recria, sem utilização de efeitos especiais, a situação e a ligação de Silva ao 190 pedindo por socorro. A seguir, veja o vídeo com o depoimento de Silva.

"A ideia de contar essa história não veio por acaso. Encontramos nas redes sociais da Mercedes-Benz um comentário do próprio Jefferson contando o que aconteceu naquele dia, o que serviu de inspiração para todo o trabalho. Na primeira fase, ‘Eu uso, eu cuido’ retratava o impacto dos danos materiais à sociedade. Agora, entendemos que era a hora de focar nos danos a pessoas como ele", afirma Rodolfo Sampaio, sócio e vice-presidente de criação da Moma

A Mercedes-Benz do Brasil também está colocando o nome de Jefferson em um ônibus da frota produzida pela empresa. Seu nome foi gravado em uma placa e inserido em um dos veículos que, em breve, estará em circulação.

O site Eu Uso, Eu Cuido reúne peças da campanha, detalhes da história de Jefferson e incentiva outras vítimas de atos semelhantes a contarem suas histórias em texto e vídeo.

Ficha Técnica
Rodolfo Sampaio
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Guilherme Martins
CRIAÇÃO
Rafael de Miranda
CRIAÇÃO
Bruno Campanelli
CRIAÇÃO
Tiago Santos
CRIAÇÃO
Bruno Moreira
CRIAÇÃO
Helena Laurenti
CRIAÇÃO
Ricardo Brevvi - Projetos
DIREÇÃO
Marcelo “Tyson” Toledo
PRODUÇÃO
Ernani Junior
ATENDIMENTO
Bruna Santarosa
ATENDIMENTO
Fico Meirelles
PLANEJAMENTO
Julia Martinez
MÍDIA
Ariane Denardi
MÍDIA
PBA Cinema
PRODUTORA DE FILME
Santiago Dulce
DIREÇÃO DE CENA
Nixon Freire
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Mayra Gama - Executiva
DIREÇÃO
Fernando Fanucchi
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Nivio Alves de Souza
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Thaís Simões
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Gabi Fernandes - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Markinhos Fagundes - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Diulle Sorrentino - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Mariane Corredoira - Assistente
ATENDIMENTO
Renan Lazari
MONTAGEM
Mario Ubirajara
COORD. DE FINALIZAÇÃO
Outra Post
PÓS PRODUÇÃO
Evil Twin Music
PRODUTORA DE SOM
Juliana Tangary - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Carolina Couto - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Andre Faria - Som
PRODUÇÃO
Murilo Faria - Som
PRODUÇÃO
Leandro Barduzzi - Som
PRODUÇÃO
Daniel Santos - Som
PRODUÇÃO
Tesla - Digital
PRODUTORA
Guto Cunha - Produtora Digital
ATENDIMENTO
Kenia Ribas - Produtora Digital
ATENDIMENTO
Walter Barbosa
APROVAÇÃO
Curt Axthelm
APROVAÇÃO
Jucimara Miotto
APROVAÇÃO
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