Samba e emoção em campanha contra o câncer
Ministério da Saúde | Ministério da Saúde

A campanha nacional sobre o câncer, do Ministério da Saúde, está no ar com a segunda fase. Criada pela nova/sb, a campanha aproveitou a proximidade do Dia Mundial do Câncer (04/02) e do Carnaval para um momento emocionante do cantor Neguinho da Beija-Flor, que venceu a luta contra a doença. As peças mantêm a abordagem contra o estigma social, mas enfatizam também o problema das informações falsas (fake news), que prejudicam a prevenção e o tratamento da doença.

Foi incluído, nessa fase da campanha, o call to action Fique atento. Informação correta também é prevenção. “A campanha reforça que um diagnóstico de câncer não significa uma sentença de morte, há possibilidade de cura. É preciso ter apoio da família e amigos e, principalmente, confiar nos médicos e no tratamento, evitando as fake news que circulam na Internet”, explica o VP de Criação de Brasília, Thomaz Munster.

Para reforçar a mensagem principal da campanha, foi escolhido um personagem icônico, o Neguinho da Beija-Flor. Ele trouxe ao público a própria doença, enquanto fazia o tratamento, e hoje está curado. O cantor conta, nos filmes, que a energia positiva e o carinho que recebeu da família e dos amigos foram fundamentais para a cura, juntamente com o tratamento.

A quadra da Beija-Flor, em Nilópolis (RJ), cantou mais uma vez para saudar um de seus maiores ícones, o cantor Neguinho da Beija-Flor. A primeira homenagem foi há quase dez anos, em fevereiro de 2009, durante um ensaio técnico, com ele bastante debilitado pela quimioterapia. Naquela época, como não podia cantar o samba-enredo, ele não podia participar dos ensaios só assistir. Para minimizar o sofrimento, os componentes da escola e a bateria cantaram de surpresa para ele.

Dessa vez, ele achava que ia gravar apenas um depoimento para a campanha do Ministério da Saúde, mas quando subiu ao palco quem cantou foi a multidão que lotou a quadra para a homenagem. O filme traz ainda depoimentos de amigos e familiares do cantor.

 

Ficha Técnica
Juliana Costa Vieira
APROVAÇÃO
Amanda Sampaio
APROVAÇÃO
Ana Karla Guerra
APROVAÇÃO
Cristina Gutemberg
DIREÇÃO
Thomaz Munster
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Filipe Fontes
CRIAÇÃO
Ana Paula Pedrosa
ATENDIMENTO
Jéssica Lima
ATENDIMENTO
Marco Ettore
RTV
Nove 90 Filmes
PRODUTORA DE FILME
John Oliveira
DIREÇÃO
MAIS DE NOVA / SB