Pet-Commerce
Petz

PETZ LANÇA O PRIMEIRO SERVIÇO DE ECOMMERCE QUE PERMITE AOS CACHORROS ESCOLHEREM SUAS PRÓPRIAS COMPRAS

Utilizando tecnologia de inteligência artificial e de reconhecimento facial, sistema online identifica nas expressões do cão o quanto ele se interessou por determinado produto; objetivo é permitir a interação do tutor com o seu animal de estimação e ainda impulsionar as vendas online da rede


Muito já se ouviu falar sobre tecnologias de reconhecimento facial e inteligência artificial e até mesmo sobre suas aplicações na publicidade em busca de maior interação entre marcas e consumidores. Consumidores humanos, no caso. Porque toda essa tecnologia aplicada para cachorros, permitindo a eles que escolham as suas próprias compras, é algo de fato inédito até então. 

E é justamente para surpreender seus clientes e romper barreiras que a Petz apresenta seu novo serviço online, o Pet-Commerce (www.petz.com.br/petcommerce). O projeto permite que o cachorro interaja com o site e, a partir do que a câmera captar, a tecnologia de A.I identifica se o animal de estimação se interessou ou não por determinado produto, facilitando assim o processo para o tutor. A ação foi criada pela Ogilvy Brasil e desenvolvida pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth.

“Quando a Ogilvy nos trouxe essa ideia achamos incrível porque tem tudo a ver com o que a Petz acredita, que a ligação entre o tutor e o seu cão pode acontecer de diversas formas. Entendemos quem faz festa de aniversário para o animal de estimação, quem conversa com ele; ou seja, a verdade que o amor por um pet não tem limites e o Pet-Commerce é a prova disso”, diz Sergio Zimerman, presidente da Petz.

A partir de agora, portanto, quem acessar o site da Petz vê um banner, que remete ao Pet-Commerce. Basta clicar e começar a diversão. É preciso que a câmera do aparelho com acesso à internet – computador, tablet, celular – capte toda a face do cachorro. Assim, a inteligência artificial consegue identificar o nível de interesse para a compra de determinado produto – representado por um gráfico de ossinhos que vão sendo preenchidos.

Para que essa identificação seja possível, o sistema de inteligência artificial foi treinado com milhares de fotos de cachorros. “Escolhemos dezenas de raças e até animais sem raça definida. O olhar para a câmera, as orelhas apontando em direção à câmera e um animal sem medo e sem desconfiança, que não vá para trás ao ver o site, são sinais de que o cão gostou da brincadeira e se interessou pelo produto apresentado”, explica Leonardo Ogata, adestrador e profissional que auxiliou nesse treinamento da inteligência artificial.

Para construir a melhor experiência de navegação possível para os cachorros, foi desenvolvido o primeiro UX para usuários caninos. Para isso, vários aspectos foram considerados. Em primeiro lugar, a visão dos cachorros. Diferente dos humanos, eles enxergam numa escala de amarelos e azuis. Além disso, eles não prestam atenção em imagens estáticas. Por isso, todos os produtos do Pet-Commerce são apresentados em forma de vídeos, na paleta de amarelos e azuis. E, pra completar, o áudio também foi ajustado para os cachorros conseguirem perceber melhor o som.

Ao clicar no site, o consumidor encontra todo o tutorial, que ensina o que deve ser feito para que seu cachorro “tenha voz” na hora das compras. É importante, por exemplo, que o som do computador esteja ligado pois, como não se pode sentir o cheiro, além do olfato a audição é um sentido bastante importante para os cães. “É indispensável que o cachorro esteja bem, brincando, não há necessidade de pegá-lo no colo ou segurar a cabeça, o que pode até causar irritação; basta colocar a câmera bem de frente para que o equipamento possa captar da melhor forma possível as reações do pet”, detalha o adestrador.

A partir do momento que o item é escolhido pelo cachorro, vai para uma pré-seleção no carrinho. A compra só é efetuada depois da decisão do tutor, que deve preencher todos os dados. “Como Pet-Commerce ainda conseguimos estimular as vendas online e trazer novos clientes para a Petz”, destaca Zimerman. O presidente da Petz lembra que o Pet-Commerce é exclusivo para cães. Ainda não há estudos, mas no futuro pode vir a ser estendido para gatos, por exemplo.

Félix del Valle, Chief Creative Officer da Ogilvy Brasil, lembra que a agência já assinou alguns importantes projetos que usaram a tecnologia da inteligência artificial. “Buscamos trabalhar em campanhas que unam tecnologia, inovação e uma grande ideia. É uma demanda natural de nossos clientes em praticamente todos os segmentos. A grande novidade, agora, é proporcionar uma experiência única para um novo ‘comprador’, o cachorro, algo nunca feito antes. Além de aproximar o tutor de seu cão, o Pet-Commerce ainda é capaz gerar novos negócios ao nosso cliente, o que é indispensável em uma grande campanha”, afirma Félix.

Ficha Técnica
Grégory Frizon Gusberti - Produto
DIRETOR
Lili D. Aragoni - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Thiago Bancaro - Ogilvy Content Studio
Eduardo Doss
DIRETOR DE ARTE
D2G Tecnologia
TECNOLOGIA
Cristiane Oliveira
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Raphael Zem
PLANEJAMENTO
André Luís Marinho
APROVAÇÃO
Ricardo Kertesz
SOUND EFFECTS
Karine Brasil
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO DIGITAL
Jéssica Rodrigues
FINALIZAÇÃO
Nicole Pereira Citton - Produção
UX
Thais Bykoski - Developers
Gustavo Otto - Ogilvy Content Studio
Ivan Cavalheiro - Developers
Daniel Amaro
FINALIZAÇÃO
Gustavo Gonçalves
UX
Diego von Brixen Montzel Trindade
GERENTE DE PROJETOS
Cláudia Carvalho
ASS. DIREÇÃO
Bruna Lopes
GERENTE DE PROJETOS
Ariama Aldore
RTVC
Márcia Coelho - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Rebeca Ukstin
DIRETOR DE ARTE
Luis Velloso - Ogilvy Content Studio
João Kuczynski - Business Analyst
Claudia Villar Montini Cangane
APROVAÇÃO
Karina Coviello
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Pedro Avila
UX
Gabriela Carvalho
DIRETORA EXECUTIVA GERAL
Beto Campos
GERENTE DE PROJETOS
Cris Almeida
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Carol Oliveira
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Cris Almeida
PRODUTOR
Gabriel Rinaldi
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Gabriel Matturro - QA
André Telles - QA
Martina Nichel - Produção
UX
Fabiano Beraldo
RTVC
Deydson Rocha
EDITOR
Juliana Henriques
RTVC
Cristiano Pinheiro
LOCUTOR
Guilherme Moreira
REDATOR
Cris Almeida - Produtor de Elenco
Priscilla Saikai
GERENTE DE PROJETOS
Hogarth
PÓS PRODUÇÃO
Hogarth - Produtora
DIGITAL
Thiago Frias - Ogilvy Content Studio
Thiago Fredes - Developers
Aline Chaves - Ogilvy Content Studio
Guilherme Moreira
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Thais Frazão
PLANEJAMENTO
Denise Caruso
ATENDIMENTO
Karoline Novais
PRODUÇÃO
Gabriel Costa - QA
Murilo Toda
PLANEJAMENTO
André Gramorelli
MÍDIA
Rhadamez Gindi - QA
Eduardo Doss
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Adeildo Souza
MÍDIA
Luciano Rocha Sessim
APROVAÇÃO
Punch Audio
PRODUTORA DE SOM
Priscilla Gonçalves
ATENDIMENTO
Mariano Alvarez
PRODUTOR
Alexandre Sakihara - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Lucas Linhares - Developers
Márcio Fritzen
DIRETOR EXECUTIVO DE CRIAÇÃO
Diego Wortmann
DIRETOR DE ARTE
Rafael Fonseca - Developers
Michael Melchiors - Production Lead
Igor Batista - Developers
Daniel Bontempo
DIREÇÃO DE CENA
Félix del Valle
CCO
PICT Estúdio / Alê Torres
FOTOGRAFIA
Rayra Janau - Ogilvy Content Studio
Leonardo Araújo - Ogilvy Content Studio
Lucas Lima - Developers
Hogarth
PRODUTORA DE FILME
Mirella Battiloro
MÍDIA
Iuri Andreazza
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Iuri Tampolski
COMPOSIÇÃO
Juliana Mathias - Figurino
DIRETOR
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