Ric Brasil
Forbes Brasil

A corrupção no Brasil é bilionária. Apesar de impossível quantificar com exatidão o valor desviado dos cofres públicos, dados mencionados por profissionais que trabalham na Operação Lava Jato e publicados na imprensa informam que os recursos perdidos em esquemas de corrupção no País somam em torno de R$ 200 bilhões (US$ 61 bilhões) por ano. Se todo esse dinheiro fosse para as mãos de uma única pessoa, ela seria dona da quinta maior fortuna do mundo, de acordo com a Lista dos Bilionários Forbes de 2017. O personagem criado pela corrupção, portanto, estaria à frente de nomes como Mark Zuckerberg e Carlos Slim.

Quem poderia ser então esse “bilionário” brasileiro? Quais suas características físicas? O que ele pensa, quais seus hábitos de consumo? Quais são os segmentos da economia nos quais atua? Qual a sua opinião sobre operações que investigam corruptos no país? Com o objetivo de chamar a atenção de todos os brasileiros para o problema e ajudar a combater a corrupção, a revista Forbes Brasil, a agência Ogilvy e a empresa de tecnologia Nexo criaram, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial, o que seria a “cara” da corrupção brasileira. Além do rosto, com todos os traços físicos, o nosso “machine learning” conseguiu ir além e apontar características de personalidade desse homem, que chamamos de Sr. Ric Brasil – anagrama de Rica Corrupção do Brasil.

O trabalho da campanha chamada “Ric Brasil” ainda está em andamento, com os últimos ajustes da ferramenta, e a imprensa será capaz de entrevistá-lo até o final deste mês e saber todos os detalhes sobre o homem mais “poderoso” do país. O projeto para se chegar ao Sr. Rico Brasil começou há mais de oito meses com uma ampla pesquisa baseada principalmente em entrevistas e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. Todo esse material – reportagens da imprensa brasileira, depoimentos, entrevistas, obras literárias – foi colocado no sistema e, com o cruzamento do conteúdo, a ferramenta de inteligência artificial pôde, portanto, apontar o retrato do que considera ser mais próximo do Sr. Ric Brasil. O projeto ainda contou com curadoria de uma jornalista e escritora especializada.

“A Forbes quer se posicionar contra a corrupção, então além de chamar a atenção dos brasileiros para o tamanho do problema em nosso país, pensamos nessa campanha também como uma forma de valorizar o empresário sério, aquele que cumpre seriamente com os seus deveres, que paga impostos e não precisa usufruir de dinheiro público para construir fortunas. Que não se deixa seduzir pela corrupção”, diz Antonio Camarotti, CEO da revista Forbes Brasil.  Desde 2017, na edição dos Bilionários Brasileiros os nomes que tiveram suas fortunas listadas e que se encontravam sob algum tipo de investigação de crimes ligados a corrupção, formação de quadrilha, evasão de divisas e outros crimes de lesa-pátria tiveram uma anotação indicando sob qual investigação estavam sujeitos.

A próxima revista Forbes Brasil com a Lista dos Bilionários conta com uma ação especial, também criada pela Ogilvy, para divulgar a campanha. A publicação chega às bancas a partir de 16 de abril.

"A principal ideia da campanha Rico Brasil é destacar o tamanho da corrupção no País. A lista da Forbes é a principal ferramenta para entendermos a riqueza de cada bilionário. Portanto mostrar que a corrupção no Brasil pode gerar uma fortuna desse tamanho é o melhor jeito de a revista usar informação para combater o problema”, comenta Claudio Lima, VP nacional de criação da Ogilvy Brasil.
 

Ficha Técnica
Claudio Lima
VP NACIONAL DE CRIAÇÃO
Félix del Valle
DIRETOR EXECUTIVO DE CRIAÇÃO
Eduardo Doss
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Guiga Giacomo
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Paulo Engler
DIRETOR DE ARTE
Mariana Albuquerque
REDATOR
Daniel De Tomazo
PLANEJAMENTO
Daniel Martins
DIREÇÃO DE OPERAÇÕES
Priscilla Saikai
DIRETOR DE PROJETOS
Beto Campos
GERENTE DE PROJETOS
Flávia Goulart
UX
Caroline Salles
UX
Alexander Schevtschenko
UX
Patricia Silveira
RTVC
Paulo Ferreira
MÍDIA
Deydson Rocha
MONTAGEM
Thiago Bancaro
MOTION DESIGN
Marina Carrijo
MOTION DESIGN
Juliana Fernandes
ATENDIMENTO
Regiane de Oliveira - Consultoria
Antonio Camarotti
APROVAÇÃO
Trator Filmes
PRODUTORA DE FILME
Vinicius Colé
DIRETOR
Gabriela Lemos
DIRETORA EXECUTIVA GERAL
Armando Ruivo
DIRETORA EXECUTIVA GERAL
Vinicius Colé
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Eduardo Saraiva
PRODUTOR
Evil Twin
PRODUTORA DE SOM
Juiana Tangary - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Carol Couto - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Andre Faria
DIRETOR
Murilo Faria - Diretor Musical
Andre Faria - Produção
TRILHA
Murilo Faria - Produção
TRILHA
Yuri Chix - Produção
TRILHA
Yuri Chix - Criação
TRILHA
Nexo
TECNOLOGIA
Luiz Carvalho - Equipe
Diego Figueredo - Equipe
Ariane Camilla - Equipe
Juliana Marques - Equipe
Stratostorm
PÓS PRODUÇÃO
Helena Hilario
PRODUTOR EXECUTIVO
Mario Pece - Pós
SUPERVISOR
Alan Prado
3D
Kaio Cruz
MOTION DESIGN
Igor Sacilotto - Compositor
MAIS DA MESMA CAMPANHA
MAIS DE OGILVY