Fim de Ano / Vagalume
Bradesco

Uma passagem de ano que reforça valores de inclusão e respeito às diferenças. É essa a essência da campanha de fim de ano do Bradesco, que tem como peça central uma animação em 3D de dois minutos e meio que estreou neste sábado (15) no Youtube, e domingo (16) na TV, durante o intervalo do Fantástico. Criado pela Publicis Brasil, e produzido pelo Zombie Studios, o curta revela a saga de um personagem que parte do interior para a cidade e lá enfrenta uma série de desafios de acolhimento.

“Optamos por utilizar repertório estético distinto daqueles  tradicionalmente utilizados em campanhas de fim de ano. O filme retrata uma metáfora extremamente emocional sobre inclusão e diversidade. A narrativa remete ao sentimento comum daqueles que enfrentam novos desafios na busca de seu espaço, de seu brilho”, comenta Marcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco.

Partindo do conceito “2019. Você faz acontecer”, a produção gira em torno de um vagalume que sai do campo, onde brilhava, e vai para a cidade grande. Ao chegar lá, entre tantas luzes, perde o seu lugar de destaque e passa despercebido pelas pessoas. Até que ocorre um blackout na cidade exatamente na hora em que as luzes de uma árvore de Natal se acenderia. O vagalume então se une a outros para fazê-la brilhar e alegrar as comemorações de fim de ano. “A produção foi desenvolvida com o cuidado de encantar, e, acima de tudo, se prestar a oferecer uma mensagem de inspiração para o fim de ano com ingredientes tipicamente brasileiros”, finaliza Parizotto.

A animação em 3D representa uma celebração coletiva na rua com 20 personagens que refletem a pluralidade do povo brasileiro. Os cenários são inspirados em locações brasileiras. Já a trilha é interpretada pela drag queen Gloria Groove, nome artístico de Daniel Garcia, que possui mais de 111 milhões de visualizações no Youtube. Gloria foi convidada especialmente para regravar a música Beautiful, de Christina Aguilera, que incentiva cada um a ser o que é.

Mais de 100 pessoas estiveram envolvidas na produção do curta. Muitos são brasileiros que residem fora do país e já trabalharam para grandes estúdios de animação como Disney e Sony. Entre a idealização da campanha e o seu lançamento, decorreram-se mais de três meses, foram 13 semanas dedicadas exclusivamente à produção do filme.

“Queríamos lançar uma campanha emocionante e inspiradora, que criasse identificação com este momento de fim de ano de uma maneira legitimamente brasileira: com elementos da nossa cultura, arquitetura e personagens baseados na belíssima riqueza da diversidade da nossa população”, afirma Domênico Massareto, CCO da Publicis.

O filme do Bradesco será veiculado no YouTube por meio de uma estratégia Blast, para atingir o maior número de pessoas nas plataformas do Google em um curto espaço de tempo. A campanha será a primeira a se beneficiar do Blast Room, sala especialmente preparada pelo Google para monitorar em tempo real os resultados de Blasts realizados pelos clientes.

“Estamos muito orgulhosos de lançar uma campanha tão linda e grandiosa no YouTube, ao mesmo tempo que inauguramos nossa Blast Room em São Paulo”, afirma Mônica de Carvalho, diretora de negócios do Google Brasil. “O Bradesco vem trabalhando com o YouTube de forma consistente e essa campanha encerra o ano de 2018 com chave de ouro.”

A campanha conta ainda com material de PDV, out of home, digital, spots de rádio e mídia impressa. A criação é de Alexandre Fernandes, Lucas Pinheiro, Luiz Alexandre Musa e Paulo Aguiar sob direção de criação de Domenico Massareto, Alexandre Fernandes, Paulo Aguiar e Luiz Alexandre Musa. O diretor do filme é Paulo Garcia.

Ficha Técnica
Juliana Henriques
RTVC
Loud
PRODUTORA DE ÁUDIO CASE
Daniela Andrade
PRODUÇÃO
Viviana Maurman
MÍDIA
Camila Donice
MÍDIA
Lucas Soratto
MÍDIA
Rodolfo Monteiro
CRIAÇÃO
Stuck In The Throat Music - Publishing
Sabrina Mesquita
CRIAÇÃO
Domenico Massareto
CRIAÇÃO
Luiz Alexandre Musa
CRIAÇÃO
Juliana Coralli
MÍDIA
Daniela Ugayama
APROVAÇÃO
Julia Pimenta
ATENDIMENTO
Jefferson Muniz
ARTE-FINAL
Paulo Garcia
DIREÇÃO DE FILME
Paulo Aguiar
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Thais Marques
MÍDIA
Thatyane Fernandes
MÍDIA
Yohann da Geb - Head CG
Vati.Rocks
PÓS PRODUÇÃO
Paulo Aguiar
DIRETOR DE ARTE
Daniele Pereira
PROJETOS
Heitor Kohatsu
CONTEÚDO
Vitor Manzi
MÍDIA
Amanda Bueno
PLANEJAMENTO
Mariana Teixeira
PLANEJAMENTO
Alexandre Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Nayara Ruiz
APROVAÇÃO
Domenico Massareto
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Nayla Kols - Line Producer
Americo Vizer
CRIAÇÃO
Bruno Monteiro
ANIMAÇÃO
Gustavo Vieira
CRIAÇÃO
Letícia Costa
APROVAÇÃO
Vinicius Maffeis
UX
Alexandre Fernandes
CRIAÇÃO
Marcelo Salgado
APROVAÇÃO
Fernando Tolusso
ATENDIMENTO
Arturo Marenda
CRIAÇÃO
Gabriel Garrastazu
MÍDIA
Fabricio Takahashi
PLANEJAMENTO
Alexandre Fernandes
DIREÇÃO DE ARTE
Beautiful - Obra
Antônio Silva
MÍDIA
Erika Nagata
ATENDIMENTO
Nádia Mathias
PROJETOS
Paula Zebrak
CRIAÇÃO
Emerson Russo
PRODUTOR GRÁFICO
Gabriela Mongiat
ATENDIMENTO
Zombie Studio
PRODUTORA
Samuel Gonçalves
CRIAÇÃO
Julia Pimenta
ATENDIMENTO
Natalia Gouvea
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Jonathan Cruz
CRIAÇÃO
Tatiana Chiari
ATENDIMENTO
Márcio Parizotto
APROVAÇÃO
Rita Vilarim
PRODUTOR GRÁFICO
Flávia Marques - Line Producer
Evelyn Umberti
SEO
Paulo Aguiar
CRIAÇÃO
Alinne Santos
MÍDIA
Alexandra Varassin
CONTEÚDO
Vanderlei Santana - Line Producer
Stefanie Dias
PLANEJAMENTO
Isabel Fontes
CRIAÇÃO
Mariane Franzin
MÍDIA
(BRAZIL) EDIÇÕES MUSICAIS - Sub-publishing
Sony/Atv Harmony - Publishing
Lucas Pinheiro
DIRETOR DE ARTE
Luiz Alexandre Musa - Roteiro
Amanda Pereira
MÍDIA
Daniel Salles
DIRETOR DE ARTE
Daniela Carlos
MÍDIA
Gabrielle Ogawa
RTVC
Rita Braga
PLANEJAMENTO
Luiz Alexandre Musa
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Eugênio Lima
CRIAÇÃO
Domenico Massareto
CCO
Italo Brito
MÍDIA
Tatiane Santos
MÍDIA
Daniel Franco
PLANEJAMENTO
Tiago Cordeiro
CONTEÚDO
Marcelo Trivilato
ATENDIMENTO
Gustavo Leite
PLANEJAMENTO
MAIS DA MESMA CAMPANHA
MAIS DE Bradesco
MAIS DE PUBLICIS BRASIL