Carnaval
WhatsApp

WhatsApp lança no Brasil sua primeira campanha de marca do mundo

Baseado em uma história real, filme inspirado no Carnaval estreou nesta quinta-feira no Facebook, Instagram, TV aberta e canais pagos

O WhatsApp escolheu o Brasil para lançar sua primeira campanha de marca no mundo. O primeiro filme da campanha “Fica só entre vocês” relata a história de uma comunidade que se une por meio do WhatsApp para ajudar uma escola de samba que perde todas as alegorias em um incêndio às vésperas do Carnaval. Por meio do aplicativo, membros de uma escola rival se organizam para arrecadar doações e ajudar na reconstrução do barracão. A campanha é assinada pela agência AlmapBBDO.
O filme se baseia nas muitas histórias, reais e similares, ocorridas ao longo dos anos, incluindo a da Independente Tricolor, escola de samba de São Paulo que passou por uma situação parecida em 2019 e contou com a ajuda de escolas rivais para se reerguer com doações, abrigo e espaço em seus barracões para que o time da escola pudesse trabalhar e viver.
A produção cinematográfica envolveu uma equipe de 200 pessoas em um galpão, sob um calor de mais de 40 graus, e contou com a participação da comunidade para transmitir com realismo a conexão emocional e a solidariedade das pessoas que se mobilizam e se comunicam diariamente por meio do WhatsApp.
“O Brasil é um dos principais mercados para a companhia em todo o mundo, por isso decidimos lançar a campanha aqui e homenagear solidariedade dos brasileiros inspirada em uma das tradições mais queridas do país.”, afirma Taciana Lopes, líder de Consumer Marketing do Facebook Brasil. 
A campanha também reforça o posicionamento da companhia: mais que um app de mensagens, o WhatsApp permite aos usuários estabelecer conexões verdadeiras por meio da comunicação privada e empoderar suas comunidades.
Ao longo deste ano, a campanha global de WhatsApp vai lançar criações locais em diferentes países. Ao exemplo do filme de estreia, voltado ao Carnaval no Brasil, as produções vão significar a tagline “Fica só entre vocês” dentro da cultura desses lugares, mostrando o quanto e como WhatsApp participa da vida íntima das pessoas e das experiências coletivas, de acordo com as particularidades de uma região. Algumas das criações serão co-produções entre países. Além da AlmapBBDO, estão envolvidas as agências BBDO México, BBDO Berlin, BBDO India e BBDO San Francisco.
O filme, com duração de 1”, foi lançado nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, no Facebook e Instagram além de canais de TV aberta e a cabo.
Como uma campanha multiplataforma, algumas versões menores serão exibidas em canais digitais. O filme também será exibido em salas de cinema ao redor do país como parte de um plano de campanha 360.

Ficha Técnica
NASH - Pós-Produção/VFX
Yasmin Hulme
PRODUTORA
Beatriz Scheuer
PLANEJAMENTO
Juliana Utsch
CRIAÇÃO
Diego Villas Bôas
RTV
Marcelo Reginato
DIRETOR DE ARTE
Roberta Pupo - Assistente de Figurino
Fernanda Tedde
ATENDIMENTO
Matheus Monteiro - Ass. de Prod. Executiva
Lalá Mendes
ASSISTENTE DE ARTE
Heloisa Lima
MÍDIA
Erick Mendonça
CRIAÇÃO
Marcelo Porto
ATENDIMENTO
Eshan Ponnadurai
APROVAÇÃO
Marla Colour Grading
COLOR GRADING
Everson Martins - Assistente
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Giovanna Moretto
FIGURINISTA
Teresa Urbano
MÍDIA
Renata de Carvalho Costa
APROVAÇÃO
Rodrigo Moran
APROVAÇÃO
Reinaldo Faria
DIRETOR DE PRODUÇÃO
Pedro Corbett
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Gabriella Leopoldino
MÍDIA
José de Campos - Ass. Preparador de Elenco
Juliana Cretella
ASS. DIREÇÃO
Vera Jacinto
RTV
LuanLuiz - Finalizador
Maz Sharafi
APROVAÇÃO
Luciana Shinoda
PLANEJAMENTO
Monica Rochlin - Coordenadora de Arte
Gustavo Guanaes - Mixagem
FINALIZAÇÃO
Tutu Mesquita
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Samuel Chuengue - Assistente de Montagem
Lili D. Aragoni
ATENDIMENTO
Mauricio Padilha - Segunda Unidade
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Mateus Polati - Mixagem
FINALIZAÇÃO
Priscilla Paudano
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Gabi Takan
ATENDIMENTO
Gui Bohn - Diretor Segunda Unidade
Kenia Anjo
ASS. DIREÇÃO
Daiane Ferreira
MÍDIA
Luiz Sanches
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO
Gregory Bogossian
PRODUTOR EXECUTIVO
Francesco Civita
PRODUTOR EXECUTIVO
Daniel Fontoura - Produtor de Locação
Bosco Zubiaga-Delclaux
APROVAÇÃO
ICONOCLAST
PRODUTORA
Mariana Nanes
ATENDIMENTO
Shana Salazar - Assistente de Produção
Tatiana Vidonscky
ATENDIMENTO
Carolina Loureiro - Ass. de Coord. de Produção
Ana Rios
ASS. DIREÇÃO
Pierre de Kerchove
DIRETOR DE FOTOGRAFIA
Andre Bauer
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Patricia Nagaoka - Assistente de Produção
Pedro Corbett
CRIAÇÃO
Aline Silva
RTV
Emerson Dominice - Produtor de Arte
Carol Padilha - Assistente de Produção
Cris Pinheiro - Compositor
Daniel Amaro - Finalizador
Ian Ruschel
DIRETOR
Felipe Thomé
MONTADOR
Letícia Nunes - Coordenação
Ronder William - Assistente de Produção
Elisa Mello
PRODUTOR EXECUTIVO
Mariela Costa
PRODUTOR EXECUTIVO
Taciana Lopes
APROVAÇÃO
Luiza Hakme - Produtora de Objetos
Fabio Nkouhomi
MÍDIA
Alonso Sperb
PRODUTOR EXECUTIVO
Sergio Katz
PLANEJAMENTO
Luiz Mario Vicente - Preparador de Elenco
Firulo
CRIAÇÃO
Punch Áudio
PRODUTORA DE SOM
Cris Pinheiro - Produção Musical
Fatima Saliu
APROVAÇÃO
Maristela Almeida - Assistente de Produção
Elis Manukian
ASS. DIREÇÃO
Patricia Nagaoka - Assistente de Produção
MAIS DE ALMAPBBDO