Volkswagen destaca tecnologia inovadora em campanha integrada
Volkswagen | Volkswagen

Com 3 comerciais, 4 anúncios em páginas duplas, peças na Internet e a presença do ator Lázaro Ramos apresentando as inovações da marca em um hotsite totalmente feito no Youtube, está no ar a segunda etapa da campanha institucional da Volkswagen. Bem-humorada e diferente, ela destaca as inovações tecnológicas disponíveis nos modelos da montadora e que reforçam o conforto e a segurança que a Volkswagen oferece aos consumidores brasileiros. Com o conceito “Não existe na vida, mas existe em um Volkswagen”, a campanha assina “Isto é inovação. Isto é Das Auto”.
 
Na primeira etapa, um filme e a Fan Page da montadora com as inovações da marca destacaram a proximidade entre o Brasil e a Alemanha, país de origem da montadora, de onde ela trouxe a tecnologia e o perfeccionismo que só os carros da Volkswagen oferecem aos brasileiros.
 
Cada um dos 3 filmes desta nova fase, de 30”, cita uma tecnologia e os benefícios que ela oferece a quem possui um modelo Volkswagen, utilizando linguagem acessível e situações do dia a dia. Para falar do ACC, “Adaptive Cruise Control”, por exemplo, o filme “Bebê” abre com uma criança engatinhando em direção a um vaso de vidro sobre uma mesa. Mas o tapete por onde ela se movimenta funciona como uma esteira rolante que a impede de se aproximar do objeto, o qual significa um risco à sua segurança. A cena corta para um Passat Variant seguindo por uma estrada e diminuindo automaticamente a velocidade ao ser ultrapassado, mantendo-o a uma distância segura do outro carro. O locutor, em off, explica a nova tecnologia e destaca: “Mais uma inovação Volkswagen”.
 
No filme “Coral”, a cena leva a um grupo de crianças cantando em uma escola, em que um dos meninos, entediado, quase cochila durante a apresentação. Quando seu corpo se inclina prestes a cair, surge um alarme no livreto onde estão as canções, que o desperta. O locutor em off explica que o “Sensor de Fadiga” da Volkswagen alerta o motorista quando identifica algum sinal de cansaço. “Não existe na vida, mas existe em um Volkswagen”, destaca.
 
O comercial “Óculos” abre com um jovem de óculos e jeito de estagiário circulando num escritório com um copinho de café na mão, tomando cuidado para não derramá-lo. Um colega, com jeito sarcástico, caminha sorrateiramente atrás do rapaz, pronto a estourar um saco de papel para assustá-lo. Quando ele já está bem perto da “vítima”, parte dos óculos do estagiário começa a piscar, exatamente do lado por onde o colega se aproxima, prevenindo-o sobre o perigo. O locutor fala, então, do “Side Assist”, tecnologia que avisa quando há um veículo num ponto cego do carro. Os três filmes fecham com o link para o canal de inovação da marca, no Youtube e a assinatura “Isto é inovação. Isto é Das Auto”.
 
Os anúncios seguem a linha dos filmes, mostrando cenas do cotidiano para exemplificar como estes itens inovadores da Volkswagen – como o “Emergency City Brake”, que aciona o freio quando um obstáculo aparece repentinamente à sua frente – oferecem ainda mais segurança a quem possui um de seus modelos.
 
Lázaro Ramos
 
A participação do ator Lázaro Ramos surpreende e atrai a atenção dos usuários da Internet no primeiro hotsite da marca feito totalmente dentro do Youtube. Não apenas por ser a primeira vez que o ator baiano participa de uma campanha da montadora, mas também pela maneira como fará isso. Ele estará em 4 filmes no brand channel da Volkswagen no Youtube e não se restringi a discorrer sobre inovação e os equipamentos: vai conversar com o espectador e interagir com os componentes da página da Internet – tais como o player do som e os frames dos filmes que fazem parte dela – para mostrar como os itens funcionam.
 
Num deles, ao falar das inovações Volkswagen, o baiano Lázaro coloca um letreiro sobre a tela do filme do Youtube e conversa com uma baiana que “está” no frame ao lado da tela, explicando que na hora de escolher um carro torna-se “um pouquinho alemão” porque prefere modelos benfeitos e bem pensados, características do DNA da Volkswagen. Já no vídeo sobre o câmbio “I-Motion”, o ator começa a conversar e sua voz “tropeça. Ele, então, troca o player da página por outro, do câmbio “I-Motion”, e o filme segue sem paralisações.
 
Para demonstrar como funciona o “Emergency City Brake”, o ator está no banco da frente de um modelo Volkswagen e se dirige aos espectadores como se eles estivessem no banco de trás, convidando-os a testar a tecnologia com alguns tipos de obstáculos disponíveis. Para cada tentativa, Lázaro faz um comentário, como se estivesse realmente conversando com o usuário da Internet. Esta impressão é acentuada no filme sobre o “Park Assist 2”, com o qual o carro estaciona sem que o motorista sequer toque no volante. O ator conta como o item atua e, para exemplificar, “usa” um Tiguan que está no frame de outro filme da página e o leva para a tela que está utilizando, estacionando-o. Em seguida, chama o espectador a tentar fazer o mesmo com outros tipos de veículos cujas imagens aparecem na tela. Depois das tentativas frustradas, Lázaro destaca que “no Youtube como na vida, estacionar sem as mãos só em um Volkswagen”.

Ficha Técnica
Luiz Sanches
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcello Serpa
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Renato Simões
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Marcos Medeiros
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Luciana Haguiara
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Sandro Rosa
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Ricardo Pocci
DIREÇÃO DE ARTE
Hauck Araujo
DIREÇÃO DE ARTE
Bruno Prosperi
DIREÇÃO DE ARTE
Nathalia Resende
DIREÇÃO DE ARTE
Sandro Rosa
DIREÇÃO DE ARTE
Bruno Prosperi
DIREÇÃO DE ARTE
André Gola
DIREÇÃO DE ARTE
Flavia Figueiredo
REDATOR
Renato Simões
REDATOR
Luciana Haguiara
REDATOR
Pernil
REDATOR
UmStudio
PRODUÇÃO
Fernando Boniotti
DIRETOR DE TECNOLOGIA
Vanessa Marques
ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO
Conspiração e Conspiração Concept
PRODUÇÃO
Paulo Diehl
DIRETOR DO FILME
Cabaret
TRILHA
Vera Jacinto
RTVC
Gabriel Dagostini
RTVC
Tais Olhiara
RTVC
Ana Carolina Cintra
GERENTE DE PROJETOS
Gustavo Burnier
DIRETOR DE OPERAÇÕES DIGITAIS
Fernando Boniotti
DIRETOR DE TECNOLOGIA
Sentimental Filme
PRODUÇÃO
2
DIRETOR DO FILME
Pedro Cardillo
FOTOGRAFIA
Diego Villas Boas
RTVC
Luana Aghata
RTVC
Raw
TRILHA
Paulo Ivo
LOCUTOR
Rogério Ferreira
EDITOR
Invaiders
FINALIZAÇÃO
Hugo Treu
FOTOGRAFIA
6B
ILUSTRADOR
José Roberto Bezerra
PRODUTOR GRÁFICO
Fernão Cosi
ATENDIMENTO
Filipe Bartholomeu
ATENDIMENTO
Isabela Crepaldi
ATENDIMENTO
Caio Volpe
ATENDIMENTO
Rodrigo Falcão
ATENDIMENTO
Cintia Gonçalves
PLANEJAMENTO
Sergio Katz
PLANEJAMENTO
Paulo Camossa
MÍDIA
Gabriel Queiroz
MÍDIA
Leandro Fujita
MÍDIA
Mauricio Val Cruz
MÍDIA
Larissa Porto de Andrade.
MÍDIA
Daniele Vale
MÍDIA
Rogério Nascimento
MÍDIA
Artur Martins
APROVAÇÃO
Herlander Zola
APROVAÇÃO
Ana Paula Lobão
APROVAÇÃO
Marcos Eduardo de Mello
APROVAÇÃO
MAIS DE Volkswagen
MAIS DE ALMAPBBDO