Rock in Rio bate recorde em retorno de mídia espontânea
Rock in Rio | Rock in Rio

Cenário
A parceria entre a Approach e o Rock in Rio começou em 2000, quando foi lançada a terceira edição do festival no país. De lá para cá, a agência de comunicação do festival atuou tanto nas ações do Brasil quanto na expansão da marca para outros países – Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Em 2019, o festival voltou ao Parque Olímpico como o maior Rock in Rio de todos os tempos. Ocupou um espaço de 385 mil metros quadrados, 16% a mais que na edição anterior. Ao longo dos sete dias, o púbico vivenciou 670 artistas, 250 shows e mais de 300 horas de música. A Cidade do Rock funcionou por mais de 14 horas diariamente com 17 espaços de atrações, seis a mais que em 2017, nove palcos dedicados à música e 700 mil pessoas desfrutando de todas as área de convivência e entretenimento.

Estratégia
Diferentemente da edição de 2017, quando todas as coletivas de imprensa foram extintas, em 2019 algumas ações reuniram imprensa tanto no Rio de Janeiro, quanto em São Paulo. Foram 32 coletivas no total desta edição. E, para isso, o time de comunicação se debruçou para desenvolver a melhor estratégia a partir do cenário existente para cada conteúdo a ser trabalhado – dos novos espaços, como o Espaço Favela e a NAVE, Nosso Futuro É Agora, passando pela Rock Street e Rock District, com suas cenografias diferenciadas e conteúdos ricos que envolviam a história do espaço à cada um dos artistas presentes, além dos tradicionais Sunset, com inúeras particularidades sobre cada um dos shows, e Mundo, com os grandes nomes nacionais e internacionais, entre muitos outros, já que estamos falando em 17 espaços com um cardápio de temas variados.

Assim como nas edições anteriores, a Approach ficou responsável por toda a estratégia de comunicação relacionada à imprensa, o que incluiu o contato com as assessorias de imprensa dos artistas, patrocinadores, parceiros, apoiadores, órgãos públicos, para aprovação de todos os materiais de imprensa produzidos pelos mesmos já citados. Também estava sob a gestão da Approach a organização de coletivas de imprensa, acompanhamento de entrevistas dos porta-vozes do festival bem como dos artistas nacionais e internacionais , credenciamento de imprensa para as ações anteriores ao evento e também pelos mil jornalistas credenciados, entre brasileiros e estrangeiros, para a cobertura do Rock in Rio.

Nos dias do evento, a Approach foi responsável pelo atendimento à imprensa, produção de conteúdo, gestão de crise e organização das entrevistas com artistas brasileiros e internacionais em todos os palcos, além de direcionar os porta-vozes do festival para o contato com a mídia. Com uma equipe multidisciplinar em campo que ultrapassou o número de 30 jornalistas, a Approach acompanhou de perto toda a movimentação das áreas da evento oferecendo conteúdos e informações para toda a imprensa presente no evento.

Resultados 
Ao longo de um ano, foram desenvolvidas inúmeras estratégias para divulgar todos os conteúdos, de forma que cada um obtivesse destaque na imprensa. Além disso, foram realizadas 32 coletivas de imprensa. Com todo este planejamento, o trabalho desenvolvido pela equipe Approach conquistou um montante de 27.168 matérias, que geraram um retorno financeiro superior a R$ 2,7 bilhões (R$2.761.454.179,45).

MAIS DE APPROACH COMUNICAÇÃO