NOVIDADES
CMOs Survey: Estudo da Dentsu Creative
Modelo de agência em silos não é efetivo, dizem CMOs do Brasil
06/12/2022

PROFISSIONAIS DE MARKETING QUEREM QUE AS AGÊNCIAS COMECEM A LIDERAR

E PAREM DE FICAR PARA TRÁS
O relatório 'O Poder da Criatividade Moderna: Insights para o Hoje e o Amanhã’ da DENTSU CREATIVE apresenta os resultados da pesquisa com CMOs do Reino Unido, EUA, China, Índia e Brasil, que mapeia o que eles mais precisam e querem de suas agências


• O relatório identifica oito temas-chave que definem o futuro da criatividade moderna e o que os clientes mais querem de suas agências
• 85% dos clientes concordam que, embora o comportamento do consumidor tenha passado por rápidas mudanças nos últimos 5 anos, o modelo de trabalho das agências ainda precisa se adaptar. 78% dizem que o modelo em silos não é mais adequado ao mundo atual.
• Os clientes estão buscando um novo modelo de agência no qual a criatividade seja horizontal e não vertical, com 82% concordando que “querem ver soluções criativas em todos os aspectos dos seus negócios - mídia, comércio e CXM – assim como nas campanhas.”


A DENTSU CREATIVE divulgou no último dia 6, os resultados de sua pesquisa anual com CMOs do Reino Unido, EUA, China, Índia e Brasil, que apresenta uma visão clara do que, hoje, os clientes mais precisam e querem de suas agências. Os dados revelam não só que os clientes acreditam que, embora o comportamento do consumidor tenha mudado consideravelmente, o modelo de trabalho das agências ainda não reagiu, mas também uma frustração deles em relação aos silos das agências. 78% dos CMOs acham que o modelo em silos não é mais adequado, enquanto 82% querem ver as agências organizarem melhor seus recursos para fornecer soluções novas e inovadoras. Compartilham a crença de que: “Quero ver soluções criativas em todos os aspectos do meu negócio - mídia, comércio e CXM – assim como nas campanhas.”

Quando perguntados sobre o que é necessário para engajar a próxima geração de consumidores, 63% dos CMOs afirmam que as marcas precisam criar cultura, em vez de se apropriar dela. A grande maioria (84%) acredita que, para se conectar com as gerações mais jovens, as marcas agora precisam “entreter e engajar” para ganhar atenção através de propriedades de entretenimento ou experiências virtuais ricas. Acima de tudo, acreditam que juntar os talentos certos – e diversos - em torno dos seus desafios, independentemente de silos ou geografia, é a única maneira de entregar um trabalho que repercutirá na cultura.

Ávidos por mudanças, os CMOs concordam que, no mundo conectado de agora, a escala tradicional não é mais a vantagem que um dia foi. 85% dos clientes concordam que deve haver uma maneira mais inteligente de escalar para um mundo sustentável, enquanto 76% simplesmente esperam que suas agências conectem os talentos certos ao briefing certo, independentemente de onde eles estejam.  O talento criativo diverso é visto pelos CMOs como fundamental para a criatividade moderna. Concordam que as diferenças de pensamento e formação podem render um trabalho mais robusto. Os clientes, hoje em dia, exigem que as equipes das agências reflitam a diversidade do mundo moderno.

Em junho deste ano, a DENTSU CREATIVE anunciou a união de suas diversas agências criativas sob uma única bandeira, conectando habilidades-chave de marca e experiência com recursos modernos em entertainment, earned e experience, de forma a refletir o compromisso da rede com uma visão nova e moderna para a criatividade. Uma criatividade que cria cultura, muda a sociedade, e inventa novas possibilidades.

O CCO global da dentu International, Fred Levron, afirmou: “Apresentamos a DENTSU CREATIVE ao mundo acreditando que os clientes querem algo novo e diferente. Que eles estão cansados de silos artificiais e complexidade e buscam uma criatividade moderna e integrada. Essa pesquisa mostrou que os CMOs de hoje em dia concordam plenamente conosco. Eles não querem que a criatividade “fique no seu quadrado”, eles querem ver criatividade em todos os aspectos de seus negócios - em mídia e CXM, assimo como nas campanhas e no conteúdo. É por isso que criamos a Dentsu Creative para reunir nossos incríveis recursos em entretenimento, experiência, storytelling e inovação, como também para se integrar perfeitamente aos nossos negócios de mídia e CXM. Os clientes estão pedindo às agências que criem cultura, inventem novas possibilidades, ajudem a redesenhar a sociedade e nós estamos prontos para fazer isso.”

Patricia McDonald, CSO da DENTSU CREATIVE, acrescentou “Atualmente, os CMOs estão pedindo às agências que parem de ficar para trás e comecem a liderar novamente. Nosso estudo confirma que esses CMOs acreditam no poder da criatividade moderna para engajar uma nova geração de consumidores. Eles estão pedindo às suas agências parceiras que pensem além dos silos herdados e reúnam o talento certo ao redor da mesa para gerar ideias grandes o suficiente para funcionar em qualquer lugar, ousadas o suficiente para traçar novos territórios de execução, e ricas o suficiente para criar conexões pessoais com milhões de clientes no mundo todo. Isso exige que nós conectemos nossas principais habilidades em estratégia e construção de marca com a capacidade de executar em qualquer lugar - de games a entretenimento, cultura a comércio.”

“As opiniões dos CMOs demonstram que integração para eles é cada vez menos sobre unir empresas, estruturas e capacidades. É sobre pensar integrado, agir integrado, ter ambição integrada, tendo como ponto de partida um problema de negócio a se solucionar”, coloca Aloisio Pinto, Chief Strategy Officer da Dentsu Creative Brasil.

Oito temas-chave identificados e analisados no relatório:

1. DA COMPLEXIDADE À SIMPLICIDADE
Hoje em dia, os clientes rejeitam divisões artificiais e binárias. Eles buscam soluções simples, porém poderosamente integradas para seus problemas.
73% dos profissionais de marketing concordam que o cenário atual da comunicação e, por extensão, seus papéis, tornaram-se cada vez mais complexos.

2. INVENTANDO O FUTURO
O investimento em gaming, tecnologias virtuais e social commerce continua, uma vez que os clientes acreditam que é no espaço online que suas interações mais importantes com os clientes acontecem.
84% concordam que uma loja online deve ser tão imersiva quanto uma loja offline.

3. GRANDES IDEIAS, EXECUTADAS COM OUSADIA
A big ideia é mais importante do que nunca, contudo, hoje em dia, ela deve ser executada de maneiras novas e ousadas, para se conectar de maneira pessoal e contextualmente relevante.
84% concordam que a criatividade moderna cria cultura, não apenas interrompe.

4. COLABORAÇÃO RADICAL
Entregar criatividade moderna significa rejeitar os silos tradicionais e definições tradicionais de escala, usando os dados e a tecnologia para conectar o talento certo ao briefing certo com agilidade.
76% querem que as agências conectem o talento certo ao briefing certo, onde quer que ele esteja em suas redes.

5. CRIANDO CULTURA
CMOs do mundo todo estão investindo como nunca antes em conteúdo, entretenimento e propriedade intelectual, construindo seus próprios públicos e criando suas próprias propriedades.
84% dos entrevistados estão implementando ou já implementaram plataformas de entretenimento e propriedade intelectual como estratégia.

6. CRIATIVIDADE HORIZONTAL
Para prosperar no mundo moderno, as redes devem adotar a criatividade em todos os pontos de contato; do conteúdo ao comércio, da mídia a CXM. A criatividade não é mais vertical ou uma disciplina, mas horizontal.
82% querem ver soluções criativas em mídia, comércio e CRM, assim como nas campanhas.

7. MUDANDO A SOCIEDADE
Todos os CMOs falam sobre a importância vital de usar suas plataformas para o bem e o imperativo de mudar seu modelo de negócio em resposta à crise climática.
84% concordam que uma mudança real só é possível através de uma colaboração sustentada entre empresas, consumidores e legisladores.

8. ABRAÇANDO A DIFERENÇA
Criar para o mundo moderno significa investir em equipes que refletem o mundo moderno. As agências de hoje em dia devem abraçar a diferença como a única forma verdadeira de entregar um trabalho que faça a diferença.
95% concordam que é uma responsabilidade das marcas mudar comportamentos e mudar a sociedade.


O relatório completo pode ser acessado neste link: https://www.dentsucreative.com/news/cmo-survey


METODOLOGIA

Para ter acesso à percepção do papel da criatividade e da experiência criativa entre os profissionais seniores de marketing, a DENTSU CREATIVE consultou mais de 500 CMOS ou pessoas em posições equivalentes, em 6 mercados: Reino Unido, EUA, Índia, China e Brasil. Cada entrevistado representa uma empresa com mais de 250 funcionários. Trabalhamos com a Kadence International para acessar nossa amostra de CMOs globais que representam um amplo espectro de setores. O trabalho de campo foi realizado em maio de 2022. 


SOBRE A DENTSU CREATIVE

DENTSU CREATIVE é a nova e única rede criativa global da Dentsu International que transforma marcas e negócios através do poder da Criatividade Moderna. Agência do Ano no Festival de Cannes de 2022, é projetada para integração com as redes de Mídia da Dentsu e da Merkle através da Criatividade Horizontal. Liderada por Fred Levron, Global Chief Creative Officer, 9.000 criativos em todo o mundo estão conectados a 34.000 especialistas em mídia e CX para fornecer ideias que Criam Cultura, Moldam Sociedade e Inventam o Futuro. www.dentsucreative.com

Confira a reportagem da Meio&Mensagem: https://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2022/10/27/modelo-de-agencias-em-silos-nao-e-efetivo.html

CMOs Survey: Estudo da Dentsu Creative