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Novo posicionamento
Dentsu Brasil celebra 8 anos com novo posicionamento
26/09/2019

Sob o conceito “Moving Business by Moving People”, agência reforça papel de parceira de negócios dos seus clientes

Com um perfil ainda mais digital e focado nos clientes, a Dentsu Brasil anuncia um novo passo em sua trajetória de oito anos no país: a introdução, de forma clara, do conceito “Moving Business by Moving People”.

Nos últimos anos, a agência tem ido além do planejamento e execução de campanhas publicitárias, buscando sempre criar soluções inovadoras para os negócios dos clientes através de um conhecimento profundo sobre o consumidor. Isso explica, em boa parte, o seu crescimento de dois dígitos por ano, a chegada de novas contas e o aumento do reconhecimento do mercado em geral.

Conectada às mudanças do mercado, a agência brasileira aposta no DNA da matriz japonesa, que há mais de um século é parceira de negócios dos seus clientes na Ásia. Segundo Mario D’Andrea, CEO e CCO da Dentsu Brasil, a inovação pode estar em todo lugar: um produto inovador, um modelo de negócio diferente, um novo serviço ou produto, uma parceria inusitada – ou até mesmo uma estratégia de comunicação. “‘Moving Business by Moving People’ é o nosso mantra. Todo o sucesso dos nossos projetos começa com a nossa expertise em compreender a jornada completa dos consumidores, através de dados”, explica D’Andrea. “Só faremos diferença nos negócios dos nossos clientes se fizermos diferença na vida das pessoas”, ressalta.

A partir daí, a agência assume a missão de oferecer ainda mais consultoria, tecnologia e conhecimento por meio das várias empresas do grupo Dentsu Aegis Network, sempre visando impactar a rotina dos consumidores. De acordo com Filipe Cuvero, vice-presidente de Criação, essa forma de trabalho conta com o suporte direto da Dentsu no mundo e já tem sido colocado em prática em projetos que trouxeram resultados recordes para clientes como Nissin, Toyota, SulAmérica e Canon. “Para acelerar este novo jeito de pensar, há alguns meses iniciamos um processo de reformulação na forma de trabalho de nossa equipe criativa e promovemos Kojiro Tanoue, Innovation and Comunication Designer trazido de Tóquio há alguns anos, que passou a ser Executive Creative Director”, destaca Cuvero.

Mauro Rabello, COO da agência, destaca o DNA da Dentsu como parceira de negócios de seus clientes há 118 anos. “E, em apenas oito anos no Brasil, os efeitos dessa ‘genética’ da matriz têm rendido frutos impressionantes nas áreas de CRM, Consultoria, Performance, E-Commerce – além, é claro, na área de Comunicação e Advertising”.

Resultados

Vários cases e iniciativas da Dentsu Brasil foram além da comunicação, comprovando a eficácia da filosofia “Moving Business by Moving People”. Entre as ações recentes fundamentadas nesse conceito, destaca-se o MamaLab, uma plataforma pensada por publicitárias-mães para consumidoras-mães.

De acordo com Priscilla Ceruti, Chairmom, Presidente do MamaLab Brasil-Latam e Diretora Geral de Planejamento da agência, a iniciativa – que já está em atividade nas sedes da Ásia – foi trazida para a América Latina pela Dentsu Brasil com o objetivo de atuar como uma grande consultoria estratégica para clientes e parceiros, traduzindo demandas e oportunidades, tudo de mãe para mãe. “O principal desafio do projeto é agrupar os olhares sobre a maternidade com mulheres de perfis, visões de mundo e opiniões diferentes e complementares sobre o que é ser mãe. Acreditamos que as semelhanças que nós, especialistas, temos com o público que queremos alcançar são capazes de trazer benefícios para todos: agência, clientes, profissionais, consumidoras, mercado e economia do país”, explica a executiva.

Além dos projetos proprietários, as ações para os clientes também foram beneficiadas pelo novo posicionamento, como por exemplo, o trabalho desenvolvido para a NISSIN FOODS DO BRASIL. Inspirada pelos consumidores brasileiros, a Dentsu Brasil compreendeu que 85% deles fazem suas próprias receitas de miojo, sem a obrigação de seguir as instruções na embalagem. Com isso, a marca passou a dar total liberdade para as pessoas prepararem o prato do seu jeito, culminando com o lançamento do Nissin Lámen Sabor Universal, produto criado pela Dentsu que não leva sachê de tempero.

As criações e inovações da Canon do Brasil também ilustram esse conceito, pois reforçam a importância dos dados, matéria-prima fundamental para a Dentsu propor novos benefícios para os produtos/serviços dos clientes e agregar mais valor aos seus negócios. Um exemplo disso foi a nova função criada para a marca: o teste de calibragem de cor da impressora se transformou em um instrumento de detecção dos sintomas do daltonismo – uma condição visual que precisa ser diagnosticada o quanto antes, ainda na infância, contribuindo, assim, para a qualidade de vida das crianças afetadas.

Vale ressaltar a capacidade digital da Dentsu Brasil, cujos resultados podem ser vistos nos trabalhos para Canon e SulAmérica. Filipe Cuvero, detalha: “criamos o Canon College, uma plataforma de conteúdo que visa inspirar pessoas comuns a fotografar e guardar para sempre os momentos especiais da vida. Além deste canal, a marca também conta com um e-commerce de sucesso no país, que é referência mundial graças ao nosso trabalho em identificar e focar em novos clusters (grupos) e quebrar recordes de leads qualificados (pessoas interessadas por um produto ou serviço e demonstra a intenção de adquiri-lo)”. Já para a SulAmérica, por meio do trabalho de integração de mídia off + on com força de vendas, a agência conseguiu entregar mensalmente uma quantidade de leads qualificados nunca visto pela empresa.

“A Dentsu Brasil sempre teve ideias para os clientes baseadas nas necessidades reais dos consumidores. Ideias que vão além da comunicação e afetam, positivamente, a vida das pessoas e, por consequência, os negócios das empresas que atendemos”, conclui Mario D’Andrea.