Lámen Perfeito – Robô vs. Humanos
Nissin

Robôs e humanos disputam o “Lámen Perfeito”

Para mostrar que cada um cozinha o lámen do seu jeito, a Dentsu Brasil assina campanha inovadora para a Nissin Lámen, promovendo uma batalha Homem X Máquina

Não há dúvidas que o Nissin Lámen, famoso miojo da Nissin, é o alimento mais versátil do mundo. Prova disso são as receitas bem originais criadas pelos brasileiros ao longo dos mais de 50 anos de presença da marca no país. Enquanto que em todo o mundo, o “lámen perfeito” tem um modo de preparo seguido à risca, no Brasil, o prato é preparado da forma que a pessoa quiser. Para decidir de uma vez por todas qual a melhor forma de cozinhar o lámen, a Dentsu Brasil criou uma campanha protagonizado por um representante fiel das boas regras orientais: um robô.

A campanha começa com teaser questionando se um robô pode cozinhar melhor do que um humano. E segue com filme que promove a disputa entre humanos e um robô programado especialmente para cozinhar o lámen do modo perfeito.

A gravação ocorreu no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e contou com a participação de 10 homens e mulheres como desafiantes do robô. Cada pessoa fez o prato do seu jeito: quebrando o produto, colocando a quantidade de água de sua preferência, utilizando mais que os três minutos recomendáveis, salpicando com o realçador de sabor, entre outras formas. Em seguida, foi realizado um teste cego com outras pessoas.

Filipe Cuvero, VP de Criação da Dentsu Brasil, explica o pioneirismo em utilizar tecnologia pura em uma campanha publicitária. “Construímos o primeiro robô programado para cozinhar o ‘lámen perfeito’. Todo o processo de programação levou um mês e meio e foi muito divertido. Ao final, a máquina reproduzia de forma fiel todo o passo a passo do preparo do lámen, conforme a embalagem do produto orienta”, explica.

Pela primeira vez, a Nissin colocou à prova seu modo de preparo. “A campanha destaca uma importante característica do público brasileiro, que é a sua capacidade de criar e reinventar tudo o que diz respeito à culinária e gastronomia”, afirma Yosuke Kawai, diretor de marketing da Nissin Foods do Brasil.

De acordo com Kojiro Tanoue, diretor de Innovation & Communication Design da Dentsu Brasil, “Inovação não está necessariamente na tecnologia, mas também, na forma de contar a história. Isso é o que buscamos com o communication design, um jeito de pensar campanha que trouxemos do Japão.”

Ficha Técnica
Ivã Stival - Engenheiro VFX
Ana Paula Cardoso - Produção
FIGURINISTA
Jonathan Van Thomaz
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Juliana D’Antino - Integrada
PRODUÇÃO
Vitoria Capelasso - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Cristiano Alex - Cenotécnicos
Marlon Klug
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Emanoel Maciel
MONTAGEM
Marlon Klug
MONTAGEM
Christian Faria - Head
REDAÇÃO
Karlos Schirmer - VFX
COMPOSIÇÃO
Filipe Cuvero
CRIAÇÃO
Gustavo Ono
MÍDIA
Junior Freitas - Coordenação
Patrícia Campello
ATENDIMENTO
Ingrid Lopes - Produtora de Som
ATENDIMENTO
Rô Melink - Produção
DESIGNERS
Gabriela Prudêncio
APROVAÇÃO
Filipe Cuvero
VP DE CRIAÇÃO
Kosuke Hara
APROVAÇÃO
Claudio Machado
ATENDIMENTO
Filipe Cuvero, Kojiro Tanoue e Murilo Torezan
CRIAÇÃO
Otávio Cavalheiro
PRODUTOR MUSICAL
Otávio Cavalheiro
MIXAGEM
Gisele Nunes
MÍDIA
Sérgio Visnioski - Cenotécnicos
Cabaret
PRODUTORA DE SOM
Kojiro Tanoue
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Verusca Garcia - Coordenação
Daniel Iacobucci
PLANEJAMENTO
Andre Henrique
COMPOSIÇÃO
Rô Melink
DIREÇÃO DE ARTE
Ana Maria Sequinel - Processo
GERENTE
Virginia Machado - Integrada
PRODUÇÃO
Rodrigo Vencerlau
APROVAÇÃO
Estevão Lucas - Desenho conceito
Heloísa Garcia
APROVAÇÃO
Maguilla
COORD. DE PÓS PRODUÇÃO
Psycho N’ Look
COLOR GRADING
Call Me Cast - Produção de Elenco
Ivan Stephan - VFX
DIRETOR
Clóvis Oliveira
MÍDIA
Yosuke Kawai
APROVAÇÃO
Herminio Vinholi Jr
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Kojiro Tanoue
CRIAÇÃO
Mauro Rabello - Negócios
VP DE OPERAÇÕES
Marina Rossignoli - Produção
DIREÇÃO
Priscilla Cerutti
PLANEJAMENTO
Eduardo Belik
ASS. DIREÇÃO
Marcela Veroneze - Integrada
PRODUÇÃO
Michel Takahashi - VFX
COMPOSIÇÃO
Marlon Klug
DIREÇÃO DE ARTE
Marlon Klug
DIREÇÃO DE ARTE
Murilo Torezan
CRIAÇÃO
Rodolpho Aguiar
MÍDIA
Fantástica Filmes
PRODUTORA
Bruno Wotroba - VFX
DIRETOR
Fantástica Post
PÓS PRODUÇÃO
Mário D’Andrea
PRESIDENTE
MAIS DE Nissin
MAIS DE DENTSU CREATIVE