Chamado do Oceano
Natura

Natura faz tributo aos oceanos em nova campanha de Kaiak Oceano e promove reflexão sobre o impacto do lixo nas águas

“Ouça o Chamado do Oceano” é um convite para mergulhar na imensidão do fundo do mar e refletir sobre novas formas sustentáveis de lidar com a poluição das águas

Desde 1996, Kaiak, da Casa de Perfumaria do Brasil, se inspira no universo aquático e marinho. Com o lançamento de Kaiak Oceano, Natura propõe um mergulho na imensidão do fundo do mar. A marca traz à tona a reflexão sobre as novas formas sustentáveis de lidar com a poluição das águas – o primeiro passo de Kaiak frente à causa da Natura que propõe um mundo com #MaisBelezaMenosLixo – ao promover a conscientização e incentivar as pessoas a fazerem a diferença quanto ao destino do lixo no meio ambiente. Foi pensando na relação da marca com o oceano, além de sua sintonia com a natureza, que a agência DPZ&T chegou ao convite que age como fio condutor de toda a campanha: Ouça o chamado do Oceano.

Para isso, a comunicação conta com uma ação especial no Twitter, com a participação de Giovanna Ewbank, Bruno Gagliasso e Ítalo Ferreira. Ação de um dia inteiro, na última sexta-feira, o oceano realizou um takeover em seus perfis oficiais – uma ocupação instigante que trouxe luz e grandiosidade para o tema, como se o casal estivesse dando voz ao oceano e trazendo mensagens de urgência em nome das mudanças necessárias para combater os 80% do plástico produzido no mundo que está nos mares. Na ação especial, Isabella Santoni, Federico Devito, Raul Aragão, Hugo Bonemer e Érica Prado também participaram do movimento. Outros influenciadores darão sequência à ação, entre eles o ator Bruno Gagliasso e o surfista Ítalo Ferreira.

Com lançamento especial no break exclusivo do Jornal Nacional, o filme chama atenção para dados impactantes. A cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico chegam ao oceano, segundo dados da Revista Science; e até 2050 teremos mais plástico do que peixes no mar, conforme estudo da Fundação Ellen MacArthur. O filme de 15” alerta para a causa e a história é contada de forma completa na versão de 60”: um homem ouve o chamado e, em seu mergulho, depara-se com imagens impactantes do oceano sendo tomado pelo plástico. A produção de imagem é da Iconoclast Films, com direção de cena de Ian Ruschel, enquanto a Satélite Audio assina a produção de som.

“Kaiak é uma marca icônica que se renova mais uma vez com Kaiak Oceano, um lançamento que oferece um olhar mais consciente sobre o lixo e o impacto que ele tem sobre as águas, dando luz a um dos temas mais sensíveis e alarmantes do momento: a poluição dos oceanos. Unimos inovação e sustentabilidade ao trazer parte da peça do lançamento com plástico reciclado e a extração qualificada das algas marinhas, presentes na composição da fragrância. Dessa maneira, realizamos um verdadeiro tributo aos oceanos, com o cuidado do meio ambiente e um lançamento que promove um mergulho na imensidão do fundo do mar”, afirma Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.

Parte da peça plástica que compõe a embalagem do produto, os chamados “ombros” da fragrância, é feita de plástico reciclado – os frascos de todas as fragrâncias do portfólio de Kaiak já são feitos com até 30% de vidro reciclado. Parte desse plástico reciclado, cerca de 8%, vem do litoral, coletado por cooperativas. O restante é retirado de aterros sanitários. Desta forma, a marca fomenta a cadeia de reciclagem do material, ajudando a evitar que chegue a um de seus destinos mais comuns: o oceano.

Além disso, o filme plástico que envolve os cartuchos do novo Kaiak Oceano foi eliminado para reduzir ainda mais o uso do material. Agora, a caixa do produto é mais resistente e o lacre é feito com cola. O filme plástico, assim como qualquer outro plástico de uso único, como copos e canudos, é um material utilizado por poucos minutos e de forma individual, mas que leva milhares de anos para se decompor.

"A campanha foi inteira pensada para chamar atenção para a urgência desse tema. Assusta pensar que, apenas no tempo de leitura desse texto, milhares e milhares de novos quilos de plástico chegaram ao oceano. É um chamado que precisa ser ouvido, é o que buscamos inspirar", comenta Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T.

Kaiak Oceano e Instituto Ecosurf
Para reforçar o verdadeiro tributo aos oceanos, a marca se uniu ao Instituto Ecosurf para promover a limpeza de uma área de reserva ambiental. A atuação aconteceu na estação ecológica Juréia-Itatins, em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, e promoveu a retirada de 300 sacos de 100 litros de resíduos, totalizando a limpeza de cerca de 5 km de praia. Entre os materiais, foram encontrados cordas, redes de pesca, isopores, garrafas PET e demais resíduos, todos coletados por uma equipe responsável. A marca fará um inventário de todos os itens recolhidos para uma cooperativa de reciclagem em Itanhaém, também no litoral sul de São Paulo. Com a ação, a marca Kaiak busca fomentar a cadeia de reciclagem, auxiliando no destino correto dos resíduos para evitar que cheguem a um de seus fins mais comuns: o oceano. A iniciativa busca a conscientização da população frente a uma das maiores problemáticas no meio ambiente: encontrar formas sustentáveis e viáveis de lidar com o lixo que geramos para despoluir o planeta.

Sobre Kaiak Oceano Masculino
O fascínio que a imensidão azul dos oceanos desperta em nós. Sua fragrância remete ao poder e ao mistério do fundo do mar. Um complexo aquoso marcante ganha ainda mais personalidade ao conviver com as notas frescas de algas marinhas naturais do oceano atlântico e da Pataqueira, ingrediente da biodiversidade amazônica. Ela então se intensifica à medida que vamos mergulhando mais fundo: a densidade do âmbar marinho e das madeiras traduzem o universo submarino de tons mais escuros e misteriosos. É fragrância, mas poderia ser mergulho.

Ficha Técnica
Ana Carolina Soutello
APROVAÇÃO
Paulo Ilha
MÍDIA
Caroline Barrios
PROJETOS
Rafaela Santurian
CRIAÇÃO
Kito Siqueira - Direção Musical
Leticia Britto
ATENDIMENTO
Larissa Cambauva - Diretora de Arte
Fernanda Rol
APROVAÇÃO
Nash
PÓS PRODUÇÃO
Marla Grading - Correção de Cor
Marcos Yamamura
PROJETOS
Marione Oliveira
PROJETOS
Julia Santana
MÍDIA
Guilherme Lopes
ATENDIMENTO
Thiago Marra - Finalizador
André Bauer - Coordenação de Produção
Mike Vlcek - Produção Musical
Fabiana Baptista - Controladoria
Gabriela Oyas
ATENDIMENTO
João Paulo Ferreira
APROVAÇÃO
Karen Bartels
ATENDIMENTO
Karina Guimarães
APROVAÇÃO
Beatriz Soares - Controladoria
Marília Duran
PLANEJAMENTO
Rafael Urenha
DIRETOR GERAL DE CRIAÇÃO
Helen Pereira
APROVAÇÃO
Patricia Sanches
PROJETOS
Patricia Capuchinho - Engajamento e Influência
Renan Marques - Assistente Geral
Roberto Coelho- Produção Musical
Alonso Sperb
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Isadora Penna
FINALIZAÇÃO
Leticia Carvalho
APROVAÇÃO
Ian Ruschel
DIREÇÃO DE CENA
Ian Sierra
FINALIZAÇÃO
Rafael Avila
CRIAÇÃO
Andrea Alvares
APROVAÇÃO
Ana Ananias
RTVC
Ducha Lopes
RTVC
Rafaela Mourão
MÍDIA
Marianna Bolgheroni
PLANEJAMENTO
Ana Cordeiro
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Gabriela Olsen - Engajamento e Influência
Elisa Melo
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Fernanda Assato
RTVC
Eduardo Barreto
BI
Francesco Civita
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Denise Coutinho
APROVAÇÃO
Eduardo Souza
PROJETOS
Satelite Audio
PRODUTORA DE SOM
Thiago Colli - Produção Musical
Krizia Gatica
PLANEJAMENTO
Otávio Almeida - Engajamento e Influência
Carla Cornea
FINALIZAÇÃO
Ana Coutinho
ATENDIMENTO
Denise Gallo
CRIAÇÃO
Larissa Costa
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO
Nicole Bonnet
ATENDIMENTO
Denise Gallo
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Helton Oliveira - Produção Musical
Lígia Paes Barros
PLANEJAMENTO
Hurso Ambrifi - Produção Musical
Gabriella Tetti
MÍDIA
Lucas Pereira - Controladoria
Nathalie Rodrigues
MÍDIA
Hurso Ambrifi - Direção Musical
Sthefany Nascimento
RTVC
Vanessa Nascimento
RTVC
Paula Cunha
CRIAÇÃO
Leonardo Vendrame
APROVAÇÃO
Juliano Lopes - Fotografia Cenas Produto
Fernanda Recupero
ATENDIMENTO
Marcelo Azevedo
BI
Fernanda Assato
RTVC
Pity Lieutaud
RTVC
Roberta Bonoldi - Ass.
MONTAGEM
Renato Winnig
APROVAÇÃO
Charly Coombes - Produção Musical
Túlio Pizano
ATENDIMENTO
Didi Blanco - Engajamento e Influência
Juliano Lopes - Fotografia Filme
Mariela Costa
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Anna Moreira
MÍDIA
Roberto Coelho - Direção Musical
Matheus Monteiro - Ass. de Produção Executiva
Carolina Loureiro - Ass. de Coordenação
Pedro Macedo
FINALIZAÇÃO
Iconoclast
PRODUTORA DE FILME
Layana Leonardo
CRIAÇÃO
Felipe Lopes
MÍDIA
Kito Siqueira - Produção Musical
Flavia Marchetto
APROVAÇÃO
Larissa Sarkis
ATENDIMENTO
Carlos Pitchu
APROVAÇÃO
Felipe Thomé
MONTADOR
MAIS DE DPZ&T