Festival #LeiaEmCasa
Itaú

Itaú Unibanco lança bot do Facebook com vídeos educativos para crianças

São 25 conteúdos divididos por faixa etária, abordando temas que elas estariam aprendendo na escola; ação faz parte do festival #LeiaEmCasa

Com a pausa no ano letivo e a modificação dos calendários e do modelo de ensino das escolas, o aprendizado de milhões de crianças ficou em stand by ou teve que ser adaptado. Em busca de alcançar essas crianças que já estavam aprendendo coisas novas e têm inundado seus pais e tutores com perguntas sobre diversos temas, o Itaú Unibanco lança um bot no Messenger do Facebook com uma série de vídeos educativos para diversas faixas etárias.

Criados pela Smile and Learn, plataforma de conteúdo digital para crianças que tem como missão educar com diversão, os conteúdos são divididos por faixa etária e contemplam temas diversos que as crianças estariam aprendendo neste período – e consequentemente questionando pais, tutores e professores. Para os menores, entre 3 e 4 anos, animais da fazenda, números e vogais são abordados; pirâmides, cinco sentidos e frutas e legumes fazem parte do material para quem tem 5 e 6 anos; e problemas matemáticos, fontes de energia e mamíferos estão nos vídeos para as crianças de 7 e 8 anos.

São no total 25 vídeos, com duração entre 1 e 4 minutos. Eles são autoexplicativos, mas podem ser consumidos em companhia de um adulto, para que as crianças possam tirar dúvidas e haja um fortalecimento do vínculo entre elas e seus pais ou tutores. Ao fim de cada um dos conteúdos, o bot apresenta um questionário para avaliar se a criança entendeu o que foi apresentado.

A ideia da ação – feita pela agência DPZ&T em parceria com o  Facebook e Take – é ser um apoio aos pais e tutores para manter as crianças ocupadas, sanar sua curiosidade por temas variados e aumentar seu vocabulário durante este período em que as escolas estão fechadas devido à necessidade de distanciamento social para conter a pandemia de coronavírus. O material pode ser utilizado pelas famílias cujas escolas dos filhos optaram por adiantar o período de férias, e também como complemento ao ensino formal à distância no caso das que estão oferecendo aulas de maneira remota.

O público será impactado via mídia por peças de comunicação no Facebook e Instagram. Quem se interessar e clicar será direcionado ao bot (que fica em uma página criada especialmente para a ação) que dará início ao contato e apresentará os conteúdos. A conversa poderá ser acessada posteriormente via Facebook Messenger, sem a necessidade um novo impacto de peças de comunicação via mídia. A ferramenta não pede nem coleta nenhum tipo de informação sensível.

O projeto faz parte do Festival #LeiaEmCasa, que busca contribuir com alternativas de entretenimento doméstico para as crianças – que muitas vezes estão em confinamento dentro de casa junto a pais que estão trabalhando de forma remota. A ideia é utilizar conteúdos educativos que incentivem a leitura e o conhecimento como instrumento de entretenimento familiar.

Leia para uma Criança
O Leia para uma Criança é um programa de incentivo à leitura na primeira infância criado pelo Itaú e pela Fundação Itaú Social, que promove que “quando você lê para uma criança ela pode buscar o futuro que quiser”. Em 2020 ele completa 10 anos, e desde sua criação já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país. O programa seleciona anualmente livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente no segundo semestre.

Além disso, a campanha conta com uma coleção de livros digitais gratuitos, assinados por autores e ilustradores convidados pelo banco. A coleção conta atualmente com 16 títulos, disponíveis em https://www.euleioparaumacrianca.com.br/. O mais recente, “Super Protetores”, homenageia os profissionais de saúde que estão trabalhando no combate à pandemia do novo coronavírus.

Ficha Técnica
Silvio Amorim
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Eduardo Barreto - Business Intelligence
Luca Beer
APROVAÇÃO
Laura Esteves
DIREÇÃO EXECUTIVA DE CRIAÇÃO
Carolina Grecco
ATENDIMENTO
Gabrielle Paulino - Business Intelligence
Artur Martins
MÍDIA
Marcelo Azevedo - Business Intelligence
Laura Matos;
ATENDIMENTO
Ana Coutinho
ATENDIMENTO
Tatiana Akemi
MÍDIA
Caroline Pintarelli
ATENDIMENTO
Mateus Carvalho
ATENDIMENTO
Sofia Raucci
MÍDIA
Paulo Ilha
MÍDIA
Marcel Barbosa
CRIAÇÃO
Rafael Ziggy
DIREÇÃO EXECUTIVA DE CRIAÇÃO
Juliana Cury
APROVAÇÃO
Rafael Urenha
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO
Brenda Califano
MÍDIA
Manuela Codas
ATENDIMENTO
Pedro Smith
APROVAÇÃO
Eduardo Tracanella
APROVAÇÃO
Vitor Quinet
CRIAÇÃO
Yasmín Guarino
APROVAÇÃO
MAIS DE Itaú
MAIS DE DPZ&T