#LeiaEmCasa
Itaú

Leia para uma Criança: programa ganha vídeos de contadora de histórias para famílias em quarentena

Especializada em narrativas, Kiara Terra vai ler títulos do programa de incentivo à leitura em vídeos publicados nas redes sociais do Itaú Unibanco; série de ações especiais também terá dicas de leitura

Quem está com os filhos pequenos em casa neste período de quarentena terá mais um aliado para ocupar o tempo e distrair as crianças, de forma lúdica e educativa. O Itaú Unibanco apresenta a partir desta sexta-feira (27) uma série de ações especiais do programa Leia para uma Criança, que começa com vídeos da escritora e contadora de histórias Kiara Terra, especializada em narrativas colaborativas. Publicados no YouTube oficial do banco, os conteúdos terão como tema títulos das edições 2017, 2018 e 2019 do programa, além dos livros digitais, e dicas de como ler os livros para as crianças.

Em 10 vídeos que serão disponibilizados ao longo dos próximos dias, Kiara utilizará seu método de narração exclusivo, que mescla música, teatro e outros recursos, para contar as histórias dos livros físicos e digitais já distribuídos pelo programa de incentivo à leitura. De modo sutil, bem-humorado e inusitado, Kiara utiliza as histórias para mobilizar sensibilidade, afeto e empatia entre crianças e adultos - de forma a permitir que o público experimente uma sensação de pertencimento. Nesta sexta (27), o primeiro vídeo trará a educadora dando dicas sobre como os adultos podem ler para suas crianças. A ação é da agência DPZ&T.

Além de livros da coleção digital do Itaú, Kiara irá ler livros físicos como “O Tupi que você fala”, de, Claudio Fragata, distribuído em 2019, “Pedro vira porco-espinho”, de Janaína Tokitaka, parte da coleção de 2018, e “Em cima daquela serra”, de Eucanaã Ferraz, e “O menino azul”, de Cecília Meireles, ambos de 2017.

A ação faz parte do #lLeiaemCasa, que busca contribuir com alternativas de entretenimento doméstico para as crianças – que muitas vezes estão em confinamento dentro de casa junto a pais que estão trabalhando de forma remota. A ideia é utilizar a leitura como instrumento de entretenimento familiar. Além dos vídeos, também estão previstos para as próximas semanas conteúdos especiais e títulos digitais inéditos.

O Leia para uma Criança é um programa de incentivo à leitura na primeira infância criado pelo Itaú e pela Fundação Itaú Social, que promove que “quando você lê para uma criança ela pode buscar o futuro que quiser”. Em 2020 ele completa 10 anos, e desde sua criação já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país. O programa seleciona anualmente livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente no segundo semestre.

Além disso, a campanha conta com uma coleção de livros digitais gratuitos, a série Livros Digitais Itaú – assinados por autores e ilustradores convidados pelo banco. Os títulos são idealizados para serem lidas por adultos para crianças em sua primeira infância, pelo celular, tablet ou pelo computador. Unem a simplicidade da leitura com a tecnologia e as funcionalidades do Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para mobile. A coleção completa está disponível em https://www.euleioparaumacrianca.com.br/

Kiara Terra é escritora e contadora de histórias. Em 1998 criou o método de narração chamado “A História Aberta” – narrativas colaborativas que estimulam a participação do público. Escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar. Kiara viaja o Brasil formando educadores na técnica, que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como para espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições.

MAIS DE Itaú
MAIS DE DPZ