Poder ser - Rodrigo
Natura

Natura dá luz e convida à discussão sobre o “novo poder” com o relançamento de Essencial

Em nova ação de comunicação, desenvolvida pela agência DPZ&T, marca conta com personagens reais e suas histórias inspiradoras para exemplificar o conceito inédito da linha em seu relançamento: “Essencial é Poder Ser”

A Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil, relança Essencial, marca de perfumaria prestigie, e traz um novo posicionamento para a marca: “Essencial é Poder Ser”. Essencial reconhece que existe uma nova visão de poder e sofisticação - poder inspirar, poder transformar, poder realizar – e dá luz às novas vozes que inspiram e transformam, que empoderam diversas camadas da sociedade e dão valor às pessoas não pelo status ou poder econômico, mas por suas ideias, realizações e atitudes. Essas novas facetas de poder são traduzidas no produto em novos frascos multifacetados, tão clássicos e sofisticados quanto as fragrâncias.

“Para representar esse relançamento, nada melhor do que contar histórias reais de pessoas que representam essas novas formas de poder. Pessoas que conquistaram seu espaço, reconhecidas como referência em seus meios, por tudo aquilo que simbolizam. Pessoas que chegaram lá seguindo seu propósito, e por isso inspiram outras pessoas e personificam as novas facetas do poder”, afirma Denise Coutinho, diretora de Perfumaria e de Datas Comemorativas da Natura.
 
Os filmes iniciais da campanha são protagonizados por dois personagens inspiradores que personificam o novo “Essencial é Poder Ser”: o primeiro é estrelado pelo modelo Marcelo Lima. Com uma trajetória improvável e inspiradora, ele saiu dos corredores de um pequeno supermercado em Salvador para brilhar nas passarelas de diversas semanas de moda e estampar as páginas de revistas e sites conceituados – hoje ele é fonte de admiração e inspiração a todos os jovens que acreditam que podem ir mais longe.

O outro filme destaca Rodrigo Oliveira, o chef do premiado restaurante Mocotó, na Vila Medeiros, em São Paulo. Fiel às suas raízes sertanejas, ele transformou o pequeno bar de seu pai em um dos restaurantes mais renomados do país. Rodrigo se orgulha de ter conquistado reconhecimento nacional e internacional fazendo uma culinária autêntica do sertão em um ambiente simples e inclusivo.

“Falar sobre poder na perfumaria é quase um lugar comum. Muito bom dar esse passo e mostrar que o poder está vindo de outros lugares, ganhando novas vozes e novas faces. Dar visibilidade para as histórias desses personagens é lembrar que o Brasil tem uma força inspiradora e transformadora que precisamos valorizar.”, comenta Denise Gallo, diretora de criação da DPZ&T.

Ambos os filmes entram no ar na terça (10), sendo que o primeiro deles, com Marcelo Lima, conta com break exclusivo no Jornal Nacional, da Globo, e entra em rede ao mesmo tempo em 15 canais Globosat. Produzidos pela O2 Filmes e dirigidos por Alex Gabassi, os comerciais destacam as trajetórias de seus protagonistas partindo do princípio de que “Essencial é Poder Ser”: no caso do filme estrelado pelo jovem modelo Marcelo Lima é poder abraçar o desconhecido; deixar o rio vermelho da Bahia e brilhar nos maiores eventos de moda. Já no caso de Rodrigo Oliveira, acreditar que o mundo se apaixonaria pela comida do sertão e fazer do bar de sua família um dos maiores restaurantes do planeta. 
 
Além dos filmes principais para TV e canais oficiais da Natura, a campanha ainda conta com minidocumentários digitais dirigidos por Fernanda Frazão e em que os personagens falam com mais detalhes sobre suas trajetórias inspiradoras. "É sempre muito envolvente fazer filmes em que podemos mergulhar na verdade das pessoas. Dessa vez, o desafio era extrair as novas faces do poder da vivência de cada personagem e embalar essas histórias numa estética tão contemporânea quanto a temática", conta Fernanda Frazão, diretora da O2 Filmes.

A DPZ&T também assina ações em parceria com a rede Globo que buscam execuções originais dentro do formato tradicional de merchandising. Nelas, Rodrigo Oliveira e outros possíveis convidados participarão de programas como “Conversa com Bial” e “Que História É Essa, Porchat?” entre março e abril. A estratégia ainda conta com ações de influenciadores nas redes sociais, podcasts, cota de Apoio da Champions League na TNT, mídia aeroportuária, mídia exterior, mídia em cinema e projetos especiais de experimentação. Em um segundo momento, a campanha também trará um olhar sobre o novo poder feminino.

Natura Essencial é sobre o poder de uma fragrância marcante, para quem é protagonista da sua vida e descobriu as diversas maneiras de conjugar o verbo poder. O Essencial Clássico Masculino é uma fragrância amadeirada intensa que combina a potência das madeiras profundas com notas herbais. Já Essencial Exclusivo Masculino, um exclusivo amadeirado intenso com copaíba e uma combinação de especiarias.
 

Ficha Técnica
Fernanda Recupero
ATENDIMENTO
Marcos Yamamura
PROJETOS
Gabriel Ferreira
PRODUÇÃO
JR Junior - Cena
FOTOGRAFIA
Ana Ananias
RTV
Ana Carolina Soutello
APROVAÇÃO
Anna Moreira
MÍDIA
Nathalie Rodrigues
MÍDIA
Yasmina Bouhacene
APROVAÇÃO
O2 Filmes
PRODUTORA DE FILME
Pity Lieutaud
RTV
Marcel Lima
CRIAÇÃO
Sofia Raucci
MÍDIA
Marcelo Fubah
MONTADOR
Penélope Papagheorgiou
MONTADOR
Patricia Sanches
PROJETOS
Alexandre Borzani - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Eduardo Barreto
BI
Fabio Truci
RTV
Vinicius Villani - Sound Designer
Guilherme Lopes
ATENDIMENTO
Alex Gabassi
DIREÇÃO DE CENA
O2 Filmes
FINALIZAÇÃO
Denise Gallo
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO
Louise Martins
PLANEJAMENTO
Otávio Almeida - Engajamento e Influência
Andre Faccioli - Filme
FOTOGRAFIA
Rejane Bicca - Produtora de Filme
ATENDIMENTO
Rafael Fortes
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Patricia Capuchinho - Engajamento e Influência
Mansur Atique
PLANEJAMENTO
Marina Nascimento
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Julia Santana
MÍDIA
Jéssica Lima
ATENDIMENTO
Flavia Zanini
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Marcelo Azevedo
BI
Guto Kneipp - Engajamento e Influência
Karina Guimarães
APROVAÇÃO
Leonardo Vendrame
APROVAÇÃO
Layana Leonardo
CRIAÇÃO
Ducha Lopes
RTV
Tatiana Nascimento
ATENDIMENTO
Didi Blanco - Engajamento e Influência
Antonio Pinto
DIRETOR ARTÍSTICO
Túlio Pizano
ATENDIMENTO
Gabriela Oyas
ATENDIMENTO
Leticia Carvalho
APROVAÇÃO
Marcel Maia
FIGURINISTA
Felipe Adan
APROVAÇÃO
O2 Filmes
PÓS PRODUÇÃO
César Medeiros
APROVAÇÃO
Gabriela Olsen
MÍDIA
Sergio Mugnaini
DIREÇÃO EXECUTIVA DE CRIAÇÃO
Lígia Paes Barros
PLANEJAMENTO
Kazuo Sugui
PROJETOS
Paulo Ilha
MÍDIA
Fernanda Assato
RTV
Supersônica
PRODUTORA DE SOM
Andrea Alvares
APROVAÇÃO
Jéssica Wruck
BI
Andreia Barion
CRIAÇÃO
Denise Gallo
CRIAÇÃO
Felipe Lopes
MÍDIA
Rafaela Mourão
MÍDIA
Renato Winnig
APROVAÇÃO
Marilia K Franco
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Renata Nappi
PLANEJAMENTO
Gabriella Tetti
MÍDIA
João Paulo Ferreira
APROVAÇÃO
Anelise Reis
ATENDIMENTO
Denise Coutinho
APROVAÇÃO
Juliana Ambold
PROJETOS
Sthefany Nascimento
RTV
Krizia Gatica
PLANEJAMENTO
Alexandre Moura
CRIAÇÃO
Rafael Urenha
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO
Fernanda Frazão
DIREÇÃO DE CENA
MAIS DA MESMA CAMPANHA
MAIS DE DPZ&T