Black Characters
Revista Raça | Revista Raça

Ao celebrar seus 25 anos de publicação, a Revista Raça lança o projeto #VozPreta com o objetivo de ocupar mais espaços diante do racismo estrutural que, invariavelmente, apaga e silencia vozes e referências negras na nossa sociedade.

#VozPreta é um meio de fazer com que intelectuais e profissionais negros e negras possam ter suas vozes ampliadas, dentro de uma variedade enorme de assuntos. A ferramenta criada em parceria com a FCB Brasil foi desenvolvida pelo FCB Studio e está ancorada no Twitter, uma das maiores redes sociais do mundo, com participação de jornalistas, políticos e diversos formadores de opinião.

O brasileiro usa, em média, apenas 33 caracteres, enquanto o Twitter tem um limite de 280 toques por tuíte. A ideia é utilizar os espaços não ocupados para completar, automaticamente, com uma personalidade negra.

Como funciona
Quando uma pessoa inicia um tuíte, a plataforma identifica o assunto que está sendo tuitado e indica uma referência negra dentro do mesmo tema para os caracteres não utilizados.

Se o assunto for literatura, por exemplo, #VozPreta vai reconhecer as palavras-chave e preencher com conteúdos de personalidades relacionadas ao mesmo tema. O usuário pode acessar a ferramenta pelo site https://www.vozpreta.com.br/ ou, se baixar a extensão do Chrome, pode utilizar a ferramenta diretamente do Twitter.

O banco de dados se baseia em 25 anos de artigos publicados pela Revista Raça e pode ser atualizado com novas publicações. Gerido pela divisão de Conteúdo da FCB ele aborda 23 categorias de assuntos. A ferramenta é viva e permite, também, que qualquer pessoa da comunidade negra inclua e sugira novos conteúdos.       

A ferramenta entrou no ar no dia 4 de abril, data marcada pela morte do líder Martin Luther King.

MAIS DE FCB BRASIL