NOVIDADES
BK troca Fake News por Whopper®
Ação foi realizada no dia da mentira, em parceria com o Aos Fatos.
01/04/2022

Conhecido por abordar temas relevantes para a sociedade em suas campanhas, o Burger King aproveita o Dia da Mentira para convidar os consumidores a trocarem fake news por um WHOPPER® de verdade. A ação é feita em parceria com o Aos Fatos, uma das principais agências independentes de checagem de notícias do Brasil, e estará disponível para os clientes entre os dias 1 e 3 de abril, limitada às 300 primeiras pessoas que participarem da ação.

A campanha, idealizada pela Agência Ginga, levanta um debate importante sobre a disseminação de notícias falsas, principalmente nas redes sociais. Segundo pesquisa dos institutos IDEIA e Vero (2021), oito em cada dez brasileiros consideram a disseminação de notícias falsas como sendo um problema grave.

Os consumidores deverão enviar suas suspeitas de fake news diretamente para o bot Fátima, do Aos Fatos, no número (21) 99747-2441. Para participar da ação, o cliente precisa enviar a hashtag #WHOPPERDEVERDADE, e na sequência reportar o link da notícia falsa. Após o envio, ele receberá automaticamente uma mensagem de resposta, contendo um cupom de desconto de R$ 14,90, valor equivalente a um WHOPPER®, junto com o passo a passo para o resgate, que poderá ser realizado em uma compra a partir de R$ 29,90 para que o desconto seja aplicado no BK Delivery até 15 de abril de 2022. A fake news será avaliada posteriormente pela equipe do Aos Fatos.

“Escolhemos abordar em nossas campanhas temas que precisam ser debatidos na sociedade, a exemplo das Fake News. E, para isso, nos unimos a parceiros, como o Aos Fatos, para que possamos ampliar o conhecimento e as discussões sobre o tema.” explica Juliana Cury, Diretora de Marketing e Inovação da BK Brasil. 


"A desinformação é uma questão urgente que deve ser discutida entre todos. Aproveitamos o Dia da Mentira para levantar a importância de checar informações antes de passá-las para frente. Hoje temos instituições, como o Aos Fatos, que se dedicam ao trabalho de checagem e que podem ajudar a evitar que muitas fake news sejam espalhadas por aí, muitas vezes causando situações irreversíveis", diz Fernanda Fontes, CCO da Agência Ginga.