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MSD

Campanha “HPV Pode Acontecer” alerta sobre a importância da prevenção contra o vírus

Projeto desenvolvido pela MSD mostra que a vacina do HPV pode ajudar na prevenção de doenças graves, como o câncer1; criação é da Ogilvy Brasil e inclui hotsite, filme para digital, parcerias com influenciadores, entre outras peças

Em tempos de cuidados redobrados com a saúde, mais do que nunca se faz necessário reforçar o valor da vacinação, que atua de forma preventiva e pode ajudar a evitar doenças graves2. O Papiloma Vírus Humano (HPV), por exemplo, é um vírus que apresenta mais de 150 tipos de HPVs e pode atingir tanto homens quanto mulheres, podendo inclusive levar ao surgimento de cânceres e outras patologias3,4,5. Felizmente, hoje já existem vacinas que ajudam na prevenção do HPV, embora a adesão a este método preventivo ainda seja baixa6. Com o objetivo de mudar o cenário e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção, a MSD Brasil lança nesta semana a campanha “HPV pode acontecer”, que reúne informações médicas e propõe conversas sobre o tema.


Criada pela Ogilvy Brasil, a ação reúne em um hotsite (podeacontecer.com.br) uma série de conteúdos informativos desenvolvidos em parceria com médicos da MSD.  O material possui linguagem acessível, que visa tirar as principais dúvidas com relação ao vírus, desde formas de contágio, incidência na população, entre outros.  O foco principal da ação, no entanto, é educar as pessoas e alertar para a importância de  prevenir esse vírus e suas consequências por meio do uso de preservativo, consultas médicas regulares e vacinação – para se ter uma ideia, o risco de contrair o HPV ao longo da vida é alto e estima-se que cerca de 80% das mulheres sexualmente ativas entrarão em contato o vírus ao longo da vida, segundo estudos3.

Além do conteúdo informativo, o site podeacontecer.com.br veiculará um filme de 30 segundos, que será divulgado também no YouTube, mostrando que o HPV pode acontecer, tanto em homens quanto em mulheres. O material reforça que a vacinação, combinada com outras formas de prevenção, pode evitar o contágio e, consequentemente, ajudar a evitar alguns tipos de câncer provocados pelo papiloma vírus humano, dentre os mais comuns os cânceres de colo de útero, vulva, vagina e ânus4.

“Temos um compromisso muito grande para que o paciente conheça as consequências associadas ao HPV e saiba que pode se proteger. Esta campanha está alinhada com o nosso propósito de impactar positivamente as pessoas. Se pensarmos o quanto o câncer pode impactar em nossas vidas, na nossa família e nossos amigos, e temos a disposição uma ferramenta de prevenção, é fundamental que a população tome conhecimento e se empodere. É realmente se prevenir de uma doença que poderia mudar os sonhos e o futuro de tantas pessoas. Além disso, queremos estimular o diálogo entre o médico e o paciente, contribuindo para uma maior conscientização sobre a prevenção da doença”, diz Alejandra Defilipis, diretora executiva da unidade de vacinas da MSD.

Para ampliar a conversa, um time de influenciadores digitais, de perfis variados, foi convocado para integrar a campanha e ajudar a levar informação para diversos públicos, por meio de conteúdos informativos e da #HPVpodeAcontecer. Já estão confirmados nesta primeira fase os influencers Thaynara OG, Carol Soares, Helmother, Affonso Solano, Guilherme Briggs e Gabriel Pimenta.

“Durante o desenvolvimento para a campanha levantamos diversos insights, mas o principal deles é que falta conhecimento das pessoas em relação ao HPV. A maioria da população pensa que esse é um tipo de coisa distante, quando na verdade existem diversos sorotipos do vírus e tanto homens quanto mulheres, de diversas idades, podem contrai-lo. Este foi o ponto de partida para a nossa criação, que traz questionamentos e faz com que as pessoas se vejam nas peças, tomando consciência de que só a vacina pode imunizá-las”, comenta Ricardo Sciammarella, Creative Director da Ogilvy Brasil.

A campanha “HPV pode acontecer” conta ainda com materiais direcionados a médicos, como informativos e newsletters, e peças para serem utilizadas em áreas comuns de clínicas e consultórios, levando a informação direto aos pacientes.

Ficha Técnica
Bruna Rocha - UI/UX Designers
Livia Gatti
PLANEJAMENTO
Diego Raso
PRODUTOR MUSICAL
Carol Soares - Influenciador
Hellen Gazetta
RTVC
Affonso Solano - Influenciador
Francisco Zanetti - Digital Director
Diego Rocca
DIRETOR DE ARTE
Carla Bräuninger
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Guilherme Briggs - Influenciador
Gabrieli Chanas - Content Strategist
Gabriel Pimenta - Influenciador
Bruno Cisco - Copywriters
Thaynara OG - Influenciador
Rafael Kaneca
MÍDIA
Juliana Chead
APROVAÇÃO
Silvia Sivieri
PRODUTORA
Daniel Cintra
APROVAÇÃO
Priscilla Gonçalves
ATENDIMENTO
Elisa Lustosa
MÍDIA
Isabela Marinho - Data
Sagaz Filmes
PRODUTORA DE FILME
Félix del Valle
CHIEF CREATIVE OFFICER
Rafael Campeão
REDATOR
Júnior Aragaki - Pós-produção de áudio
Luciana Carvalho
ATENDIMENTO
Helmother - Influenciador
Fabiano Beraldo
RTVC
Gabrieli Chanas - Content Strategist
Ali Ruas - Edição
Tatiana Dzik
APROVAÇÃO
Pedro Avila - UI/UX Designers
Martina Nichel - Digital Project Manager
Karine Brasil - Digital Creative Director
Alma 11:11 Áudio
PRODUTORA DE SOM
Alejandra Defilipis
APROVAÇÃO
Hogarth Worldwide - Produtora Digital
Gabrielle Argeoli
ATENDIMENTO
Ana Paula Figueroa - Copywriters
Ricardo Sciammarella
DIRETOR DE CRIAÇÃO
Andreia Mello - Production Lead
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