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A Zaic foi convidada para desenvolver uma linguagem e um novo logotipo que traduzissem o novo posicionamento da Brastemp, uma marca tão presente e tão icônica para os brasileiros. Não parecia um desafio simples.
A Whirlpool queria recuperar a percepção de marca aspiracional que vinha perdendo para os grupos asiáticos.
Era um momento em que Samsung e LG eram reconhecidas pelos consumidores como mais tecnológicas e atuais, enquanto a Brastemp era lembrada como tendo produtos mais robustos, duráveis, de qualidade – atributos muito funcionais.
Outro objetivo do projeto era a delimitação clara do território da marca como mais premium e diferenciado em relação à Consul. A Zaic trabalhou com a equipe Whirlpool refinando a proposta de valor e dando apoio à redefinição das causas da marca.
AGUÇAMOS SENSAÇÕES
Em um processo cocriativo com os gestores e a DM9, agência que atendia a Brastemp, chegamos numa linguagem baseada na singularidade definida para marca: “Aguçamos sensações”.
Um conceito que permeou todas as escolhas fotográficas e se materializou num tom verbal que brincava com os sentidos das palavras. Uma expressão nova, adaptada à realidade de uma comunicação contemporânea multiplataforma.
O novo logo criado pela Zaic redesenhou a tipologia original da marca, deixando cada uma das letras mais leves e arredondadas, e ainda preservando a personalidade da letra “E” do nome, que marcava o logotipo de mais de 60 anos.
Com a linguagem definida e os recursos visuais produzidos, a Zaic foi responsável pela criação de todo o sistema de identidade da Brastemp, traduzindo o novo posicionamento mais premium de marca.
Ficha Técnica
Direção Geral de Criação: Zeuner Fraissat
Direção de Criação: Daniel Codato
Planejamento: Kiko Lopes, Susana Arbex
Design: Daniel Codato, Leonardo Peres, Cris Toya, Juliana Navarro
Redação: Maira Abrahão
Arte Final: Robson Andrade