Empório Santa Maria, simplicidade Poética
Empório Santa Maria | Empório Santa Maria

O Santa Maria, empório bastante conhecido pelos paulistanos acostumados aos arcos de tijolos de sua fachada na avenida Cidade Jardim, passou por algumas reestruturações desde sua aquisição pelo Grupo St Marche.
A loja, que estava habituada a ver nos seus corredores as senhorinhas bem-vestidas, agora passou a receber um público mais novo, talvez filhos e netos daquelas mesmas senhorinhas.

O novo público, batizado de “New Traditionals”, trouxe um ar mais contemporâneo para o posicionamento do Empório. Seu comportamento é menos pautado em impressionar o outro e mais em satisfazer seus desejos. Afinal, a vida tem que ser prazerosa e deve ser celebrada todo dia.

A mudança de público foi sentida na performance do mix de produtos da loja e os gestores logo perceberam o potencial da transformação da marca. Para isso, convidaram a Zaic para atualizar a linguagem de marca e desenhar a identidade da linha de produtos de fabricação própria.

SIMPLICIDADE POÉTICA

O conceito e a linguagem concebidos tinham o desafio de traduzir a sofisticada atmosfera da marca.
Simplicidade poética define a combinação entre o que é simples e, por isso, essencial, e o que é poético, que traz inspiração, desperta a emoção e também os sentidos.
Foram criados elementos visuais e um tom de voz que dialogam com um público que encara o luxo com uma certa naturalidade, sem ostentação ou exagero.

Uma identidade formada por muito branco, uma tipologia elegante, ilustrações delicadas, que convidam à interpretação e fotografias altamente sensoriais, muito iluminadas, que revelam um olhar artístico para a gastronomia.
A composição harmoniza com sutileza esses elementos gráficos com textos inteligentes, mas leves, e que dizem muito com poucas palavras.

Tínhamos o desafio de aplicar a linguagem de marca do Empório Santa Maria às embalagens sem criar uma linha monótona e de certa forma repetitiva.

A decisão pela predominância do branco trouxe o desejado ar de sofisticação. Uma tipologia elegante reforça esse atributo, além de deixar a leitura clara.
Porém, as maiores responsáveis pela personalidade dessa linha de produtos exclusivos do Empório são as ilustrações, que representam os ingredientes e os sabores, trazendo o colorido com muita delicadeza. Papéis especiais, vidros pesados e tampas metalizadas terminam de trazer o luxo na medida certa.

 

Ficha técnica:

Direção Geral de Criação: Zeuner Fraissat
Planejamento: Kiko Lopes
Direção de Criação: Leonardo Peres
Design: Guilherme Dorneles
Redação: Fernando Andreazi
Arte-final: Robson Andrade

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